SP pede liberação da quarta dose para pessoas acima de 35 anos
Na última terça-feira (5), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo pediu a liberação da quarta dose para pessoas acima de 35 anos. De acordo com o comunicado oficial sobre o assunto, a estimativa é que 1 milhão de pessoas dentro dessa faixa etária seja imunizado contra a Covid-19 após a aprovação do Ministério da Saúde (MS).
“São Paulo é a capital mundial da vacina e essa grande adesão da população à imunização mostrou sua eficiência e importância para evitar que casos de Covid-19 se agravem e levem a internações. Portanto, pedimos à população que procure a UBS mais próxima de sua casa ou trabalho e não deixe de se vacinar”, reforçou Luiz Carlos Zamarco, secretário municipal da Saúde, em nota.
Até o dia 4 de julho, a cidade de São Paulo já aplicou 2.260.434 doses do segundo reforço. De acordo com a Secretaria, estima-se que, então, 56,8% do público elegível está protegido contra a Covid-19. Além disso, a terceira dose já foi aplicada em 7.742.644 pessoas, resultando em 81,3% de cobertura vacinal.
Leia mais: Estudo revela principais sintomas da Covid longa em crianças
Estados liberam quarta dose para pessoas acima de 35 anos
Embora o Ministério da Saúde ainda não tenha liberado a segunda dose de reforço para pessoas com menos de 40 anos, alguns estados brasileiros já começaram a aplicá-la. É o caso do Distrito Federal, por exemplo, o qual anunciou que pessoas a partir de 35 anos já podiam receber a quarta dose a partir do dia 1 de julho. O mesmo tem sido observado em Aracajú, Sergipe.
Em Vitória, capital do Espírito Santo, a imunização também avançou e aqueles que têm mais de 30 anos já podem receber a segunda dose de reforço. Já a prefeitura de Manaus, no Amazonas, liberou a vacinação do público a partir de 18 anos com a quarta dose. Em ambos os casos, as decisões passaram a valer desde o dia 1 de julho.
Leia mais: Afinal, testes rápidos de Covid são seguros? Especialista explica
Orientações gerais sobre a quarta dose
No dia 20 de junho, o Ministério da Saúde liberou a quarta dose para pessoas acima de 40 anos. Assim, a população deve procurar pelo segundo reforço após quatro meses em relação a última dose recebida da vacina contra o coronavírus. Os imunizantes que podem ser usados para a proteção do público elegível são Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.
Na época, o comunicado anunciou as novas diretrizes do imunizante da Johnson & Johnson. Segundo o Ministério da Saúde, quem tem entre 18 a 39 anos, e tomou a Janssen, deve receber o segundo reforço depois de quatro meses. Já quem tem 40 anos ou mais, adiciona-se ainda um terceiro reforço depois de quatro meses acerca do segundo.