Quanto tempo leva para perder barriga?

Alimentação Bem-estar
22 de Setembro, 2022
Quanto tempo leva para perder barriga?

Não existe fórmula mágica: combinar dieta e atividade física é a maneira mais eficaz de perder o acúmulo de gordura do corpo. E não seria diferente na região do abdômen. Mas, quem está no processo de reduzir gordura localizada por se perguntar: quanto tempo leva para perder barriga?

O que pouca gente sabe é que nem toda gordura do corpo é criada da mesma forma. Na verdade, existem três tipos de gorduras do corpo, que são armazenadas de maneiras diferentes, e tem preferência quando se trata de armazenar os estoques de gordura quando você perde peso. Assim, branca e marrom são os dois principais tipos de gordura do corpo, mas os cientistas também identificaram mais recentemente um terceiro tipo, chamado de gordura bege.

Leia também: Melhores exercícios para acabar com a flacidez

Qual gordura é mais fácil de perder?

O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento. 

Quando você come menos calorias do que queima, você perde primeiro a gordura visceral. Mas, a razão pela qual é mais fácil perder essa gordura primeiro é porque, quando o corpo está com um déficit calórico, ele mobiliza o excesso de gordura para obter energia. 

Assim, a gordura visceral ou gordura da barriga dura está localizada no fundo do abdômen e envolvida em torno dos órgãos, artérias e veias, segundo a Harvard Health Publishing. Mas, a gordura dura é evidente quando a barriga se projeta para a frente e não é mole. Devido à produção de certas proteínas, essa gordura está ligada à resistência à insulina, pressão alta e colesterol alto, além de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer.

Afinal, quanto tempo leva para perder barriga?

Infelizmente, não podemos dizer ao nosso corpo de onde exatamente gostaríamos de secar. Seu corpo nasce com lugares pré-concebidos em que deseja armazenar gordura e, da mesma maneira, extrai gordura de onde achar melhor. Ou seja, é preciso perder gordura do corpo todo para, assim, se refletir em perder barriga. 

Dito isso, quando você queima mais calorias do que consome, o corpo se volta para o seu  armazenamento de gordura para obter energia. A gordura, então, deixa o corpo como água através do suor ou da urina, ou através dos pulmões, como monóxido de carbono.

Já quando você se exercita ou faz alguma atividade física, os músculos obtêm energia do glicogênio armazenado. Assim, o cardio de alta intensidade queima gordura. Mas, o treinamento de força e resistência também. Pois, aumentar a massa muscular corporal ajuda a queimar mais calorias e gordura, além de aumentar a taxa metabólica.

De maneira resumida, em um mês, você pode perder, em média, de 3 a 4 quilos se seguir um plano bastante rígido. Assim, um quilo de gordura corporal é equivalente a 3.500 calorias. Portanto, o cálculo funciona assim: para perder dois quilos por semana (7 mil calorias), você deve perder 1.000 calorias por dia. 

Isso significa cortar as calorias que você come, aumentar o número de calorias queimadas durante o treino – ou, provavelmente, fazer uma combinação de ambas.

Porém, perder 4 quilos em um mês só funciona se você estiver ingerindo muitas calorias (para ter de onde cortar). No entanto, quem já está em uma dieta de baixa caloria, pode demorar mais para ver esse resultado. 

Leia também: Quantas calorias você queima em cada atividade física?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Esquizofrenia paranoide
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Esquizofrenia paranoide: entenda a condição

Condição afeta a maneira como a pessoa pensa, sente e se comporta

Confira dicas eficientes de como manter uma alimentação saudável em viagens
Alimentação Bem-estar

7 dicas para manter a alimentação equilibrada em viagens

Saiba como escolher alimentos saudáveis, planejar suas refeições e evitar exageros, sem abrir mão do prazer gastronômico na viagem

corrida ou natação
Bem-estar Movimento

Corrida ou natação: o que é melhor para a saúde cardiovascular?

Independentemente de qual modalidade você escolher, a regularidade é essencial para a saúde cardiovascular