Quantas vezes devo treinar para ter saúde, força ou emagrecer?

10 de fevereiro, 2022

Cada pessoa que começa a praticar exercícios físicos têm objetivos diferentes. Enquanto uns estão na academia para emagrecer ou ganhar músculos, outros já estão satisfeitos com o corpo e buscam treinar para ter saúde.                                          

De fato, para atingir qualquer propósito é necessário entender que apenas os exercícios não são suficientes. Ou seja, você precisa manter uma alimentação saudável e beber muita água. 

Mas em relação aos treinos, pode surgir a dúvida: quantas vezes por semana treinar para cada objetivo? Veja abaixo:

Treinar para ter saúde 

Se você está satisfeito com o seu corpo e deseja apenas afastar o sedentarismo, não é necessário ir para a academia todos os dias.

Dessa maneira, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que adultos pratiquem atividades físicas por pelo menos 300 minutos – até uma hora de exercícios por cinco dias ou 40 minutos por sete dias – ou 150 minutos de atividade física intensa por semana.

Por exemplo, correr três vezes por semana, já é o suficiente para ter os benefícios dos exercícios. Como reduzir o risco de problemas no coração e evitar o desenvolvimento de diabetes.

Emagrecer

Como dito anteriormente, apenas com exercícios não é possível alcançar o seu objetivo. Para emagrecer, você deve gastar mais calorias ao longo do dia do que consome, focando em uma dieta saudável.

Assim, o que ajuda a atingir esse objetivo são as atividades cardiovasculares, o treinamento de força e flexibilidade ou alongamento combinado. O ideal é treinar de três a sete dias de atividade por semana para obter bons resultados. 

Leia também: Como perder barriga: Emagrecer a barriga com dieta e exercícios

Aumentar os músculos 

Por último, se o seu foco é ganhar massa muscular, a quantidade de vezes que você precisa ir à academia depende do seu programa de treino. Mas de acordo com especialistas, é possível obter resultados treinando de três a cinco dias por semana. 

Contudo, o mais importante é respeitar o tempo de descanso para que o músculo se recupere. Durante esse período ocorre a regeneração e construção muscular, ou seja, ele “hipertrofia”.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.