6 dicas para proteger a pele do bebê no verão

Gravidez e maternidade Saúde
05 de Janeiro, 2022
6 dicas para proteger a pele do bebê no verão

Proteger a pele das crianças é um hábito que deve ser mantido em todas as estações do ano. No entanto, muitas pessoas se perguntam como proteger a pele de bebê no verão, época em que a derme dos pequenos pode sofrer ainda mais, principalmente em contato com o sol, já que ela é fina e sensível, sendo mais suscetível a alergias e irritações. Dessa forma, confira 6 dicas para proteger a pele dos bebês.

Leia mais: Cuidados que você precisa ter com a pele do bebê

Dicas para proteger a pele do bebê no verão

Atenção ao horário

Até os seis meses de idade, o bebê não deve ser exposto diretamente ao sol. Após essa idade, os banhos de sol estão liberados, mas em horários específicos. Dessa forma, o ideal é não expor o bebê nos horários entre 10 e 15 horas, período em que há maior incidência dos raios solares, aumentando a chance de queimaduras.

Opte por roupas que protegem a pele do bebê

Escolha, preferencialmente, roupas adequadas para a estação. Isso porque tecidos com proteção UV, por exemplo, bloqueiam o sol e reduzem o efeito da radiação solar, protegendo a pele contra os efeitos potencialmente danosos da radiação ultravioleta. Dessa forma, no dia a dia, o bebê poderá usar roupas frescas, mas em dias mais quentes, opte por tecidos que permitam a transpiração, evitando assim as brotoejas (miliária). Por isso, use e abuse de chapéus e roupas com proteção solar no tecido.

Hidrate o bebê

Não se esqueça de dar bastante líquido para o bebê para evitar a desidratação. A quantidade de líquidos ideal recomendada varia conforme a idade e o peso da criança. Por isso, não é possível estabelecer um volume exato de água a ser oferecida para o bebê. Porém, em geral, se fala de 100ml por quilo de massa corporal por dia, em média.

Não esqueça do filtro solar

Bebês podem e devem usar protetor solar a partir dos 6 meses de idade. Por isso, não abra mão do produto, tampouco esqueça de reaplicá-lo a cada 2 horas. Dos 6 meses até os 2 anos de idade, o ideal são filtros físicos. Também chamados de protetor solar mineral, eles criam uma barreira protetora sobre a pele e atuam refletindo e dispersando a radiação e os raios solares. Dessa forma, o filtro solar físico evita o contato com a pele e previne danos, por isso é indicado para a fotoproteção da pele sensível, como a dos bebês. Além disso, escolha produtos hipoalergênicos e com FPS (fator de proteção solar) pelo menos 30. 

Cuidado pós-banho

Não só no verão, como também em todas as estações, é preciso hidratar a pele do bebê, de preferência logo após o banho. Por isso, logo após o banho de mar ou piscina, dê um banho com água morna. Em seguida, utilize um sabonete suave e, por fim, hidrate a pele do bebê.

Cuidado até em dias nublados

Tome cuidado com os passeios ao ar livre nos dias nublados, pois é muito comum a incidência de queimaduras solares nesses dias. De qualquer forma, se for levar o bebê para passear, não esqueça do filtro solar. 

Riscos de não proteger a pele do bebê no verão

O risco imediato de não proteger a pele do bebê no verão é a ocorrência de queimadura solar, também chamada de insolação. Além disso, a longo prazo, existe ainda o risco aumentado de câncer de pele, já que o sol tem efeito cumulativo. 

Fonte: Dra. Carolina Milanez, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Possui consultório particular em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Conheça a otosclerose, doença que causou perda auditiva em Adriane Galisteu
Saúde

Otosclerose: entenda a doença que causou perda de audição em Adriane Galisteu

Otorrinolaringologista explica o que é, quais os sintômas e tratamentos da doença que fez Adriane Galisteu perder 60% da audição

foto da cantora Preta Gil
Saúde

Amputação do reto: como funciona cirurgia feita por Preta Gil?

Cantora passou pelo procedimento em 2023 para tratar um câncer colorretal

Com o tempo seco, endocrinologista dá dicas para enfrentar os sinais de desidratação
Saúde

Tempo seco: o que fazer ao enfrentar sinais de desidratação?

Diante do clima seco, da baixa qualidade do ar – agravada pelas queimadas – e das altas temperaturas, os sinais de desidratação tendem a se manifestar