Propósito: Dicas de como trazê-lo para sua vida

Bem-estar Equilíbrio
24 de Fevereiro, 2021
Propósito: Dicas de como trazê-lo para sua vida

Seja na vida pessoal ou profissional, todos nós temos – ou buscamos – um propósito na vida. Ou seja, o desejo de alcançar e realizar algum objetivo. 

Dessa maneira, ter um propósito pode ser definido como uma intenção para a vida. Com isso, é possível descobrir o que você realmente gosta e que te faz feliz.

Um estudo recente da Universidade de Medicina da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, descobriu que a presença de um sentido na vida é importante para a saúde e bem-estar, e, até mesmo, para a longevidade.

Assim, tendo um propósito você se sentirá mais feliz e grato todos os dias. Além disso, a satisfação em relação ao âmbito profissional e pessoal também aumenta, pois você saberá qual caminho seguir.

Leia mais em: Estudo de Harvard relaciona o otimismo com a longevidade

Como encontrar o seu propósito

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, encontrar um propósito de vida não é fácil, muito menos imediato. Assim, antes de mais nada, é preciso ter autoconhecimento e descobrir quais são os seus valores, objetivos, talentos e como você pode contribuir para o mundo. 

Portanto, não tenha pressa. Veja algumas dicas que podem te ajudar nesse processo: 

Encontre o seu talento

Pense no que você faz de melhor. Entender quais são as suas habilidades e como você pode utilizá-las para ajudar outras pessoas ou a si mesmo, é uma ótima maneira de encontrar um propósito.

Leia também: Buscar um sentido para a vida influencia na saúde

Aprenda novas habilidades

Adquirir novas habilidades é essencial, especialmente para exercitar a nossa memória. Dessa forma, você ampliará as possibilidades de ter mais conhecimento e, como consequência, descobrir o seu propósito de vida.

Busque o autoconhecimento antes do propósito

O primeiro passo para encontrar o seu propósito é trabalhar o autoconhecimento. Ou seja, o processo envolve o indivíduo como um todo, no qual é possível compreender suas emoções, sua cognição, seus pensamentos e comportamentos.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina