Risco de problemas cardíacos aumenta no frio
O inverno exige uma série de cuidados com a saúde. Isso porque as baixas temperaturas contribuem para o desenvolvimento de doenças como gripes, resfriados e sinusite. Além disso, o frio também pode provocar problemas cardíacos.
De acordo com o Instituto Nacional de Cardiologia, principalmente em locais com médias diárias abaixo de 14º C, os casos de morte por infarto do miocárdio aumentam em até 30%; e de AVC, 20%.
“O clima frio causa a vasoconstrição, ou seja, os vasos sanguíneos se contraem para não perder o calor e acabam prejudicando o fluxo sanguíneo. Desse modo, isso pode provocar angina ou infarto agudo do miocárdio”, explica Márcia Vlasman, gerente médica da Pronep Life Care — RJ.
Ainda de acordo com a especialista, o inverno também pode provocar outras doenças cardiovasculares, como acidente vascular cerebral (AVC), angina (dor no peito) e arritmias cardíacas.
Levando em conta que as doenças cardíacas são a maior causa de mortes no mundo, é importante cuidar da saúde. Especialmente durante essa época do ano.
Leia também: Como lidar com as dores no corpo durante o inverno?
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 14 milhões de pessoas sofrem de doenças cardíacas. E o infarto é responsável por mais de 30% das mortes no País.
O que fazer para evitar problemas cardíacos no frio
Para evitar possíveis complicações no coração, Márcia recomenda realizar um check-up pelo menos uma vez por ano. “Quem possui antecedentes familiares de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos deve redobrar a atenção”, afirma.
Dessa maneira, lembre-se que alguns hábitos diários também ajudam. Como manter uma alimentação mais saudável, beber água regularmente, praticar exercícios físicos, evitar o estresse (dentro do possível) e monitorar o colesterol e a pressão arterial.
Leia também: Como evitar crises alérgicas no inverno
“É preciso ficar atento a qualquer sintoma relacionado a problemas cardíacos. Em caso de dor no peito ou no tórax, sensação de aperto no peito ou dor em região superior do abdômen associado ou não a náuseas, a pessoa deve procurar imediatamente o hospital mais próximo”, alerta a especialista.
Fonte: Dra. Márcia Vlasman, gerente médica da Pronep Life Care – RJ, marca do grupo Sodexo desde 2018 e pioneira do serviço de atenção domiciliar (home care) no Brasil.