Priscila Fantin revela quadro de paniculite; o que é a doença?

Saúde
20 de Março, 2023
Priscila Fantin revela quadro de paniculite; o que é a doença?

Famosa por novelas como “Chocolate com Pimenta” e “Alma Gêmea”, Priscila Fantin voltou à rede Globo para participar Dança dos Famosos.

Neste domingo (19), atriz se apresentou no Domingão do Huck, junto com Linn da Quebrada, Nattan e Guito, seus companheiros do desafio.

O grupo, incluindo Priscila, entregou uma performance impecável e animada. No entanto, uma semana antes, a atriz não estava bem de saúde e temeu não dar o seu melhor. Logo após o show, ela contou que desenvolveu paniculite mesentérica, doença que “tirou toda a energia e disposição”.

Apesar do mal estar, a artista compareceu a todos os ensaios, e alegou que o apoio de toda a equipe fez toda a diferença.

Veja também: Soneca de 30 minutos melhora a memória e a produtividade 

Afinal, qual é o problema de saúde de Priscila Fantin?

A paniculite é um conjunto de doenças inflamatórias que provocam edemas e nódulos sensíveis na gordura subcutânea. No caso de Priscila, a paniculite atingiu a membrana do intestino, situação que durou por uma semana e a deixou bem debilitada.

Sem o devido tratamento, causa inflamação crônica, que faz com que as células adiposas se degradem e morram. Com o passar do tempo, pode resultar em fibrose (cicatrização) dos tecidos.

A condição possui causas diversas. Por exemplo, pode ser consequência de uma infecção bacteriana, como a tuberculose, além de infecção viral e fúngica.

Se tratando da paniculite mesentérica, o motivo pode ter relação com doenças autoimunes, como a de Crohn, e inflamações variadas do intestino. Além disso, histórico de traumas, cirurgias são possíveis causas do quadro. Por fim, existe a paniculite idiopática — ou seja, aquela que não apresenta uma razão aparente.

Quais são os sintomas que Priscila Fantin teve?

Sem dar detalhes sobre os sintomas, Priscila Fantin disse que ficou surpresa com o diagnóstico, pois “nem sabia que isso existia”, e alegou indisposição.

De forma geral, a paniculite mesentérica gera dores abdominais, perda de peso e distúrbios intestinais, como diarreia. Contudo, algumas pessoas não sentem os desconfortos, mas podem apresentar um quadro de anemia ao realizar um exame laboratorial.

Diagnóstico e tratamento

Requer exames de sangue e de imagem (tomografia computadorizada, por exemplo) para verificar a presença dos nódulos e do foco da inflamação. Se houver suspeita de doenças malignas, o médico ainda pode pedir uma biópsia do tecido.

Por sua vez, o tratamento depende da causa da paniculite. Então, se for de origem bacteriana, será necessário o uso de antibióticos para reverter a inflamação e os edemas.

Na maioria dos casos, se envolve a prescrição o uso de anti-inflamatórios, como corticoides, e dieta específica para restaurar a saúde do intestino.

Referências: Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR); MSD Manuals; e Cleveland Clinic.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show