Primeiro dia na academia: o que esperar?

Bem-estar Movimento
06 de Março, 2024
Primeiro dia na academia: o que esperar?

Iniciar uma jornada fitness, de saúde e bem-estar é um passo emocionante e transformador em direção a uma vida mais saudável e feliz. O primeiro dia na academia, principalmente para aqueles que experimentam pela primeira vez, marca o início desse percurso, repleto de novas experiências, aprendizados e desafios. Para muitos, essa experiência pode ser um pouco intimidadora, especialmente para aqueles que nunca frequentaram uma academia antes ou que estão retornando após um longo período.

No entanto, com a preparação e mentalidade corretas, e principalmente com o acompanhamento e orientações profissionais, o primeiro dia pode se transformar em uma experiência positiva e motivadora, pavimentando o caminho para o sucesso a longo prazo. Por isso, veja recomendações práticas e dicas para ajudar você a se sentir mais confiante e preparado para seu primeiro dia.

Leia mais: Afinal, como emagrecer com a musculação?

Dicas para o primeiro dia na academia

Antes de mais nada, existem alguns aspectos essenciais para garantir que sua jornada de saúde e bem-estar comece com o pé direito. Por exemplo, a escolha da roupa certa até a compreensão das etiquetas da academia. Independentemente de seus objetivos – seja perder peso, ganhar massa muscular, aprimorar seu condicionamento cardiovascular ou simplesmente incorporar mais atividades físicas em sua rotina –, as orientações a seguir servirão como um gps para te guiar na sua rota. Assim, tornarão sua primeira experiência na academia tanto acolhedora quanto inspiradora. Lembrando que cada grande jornada começa com um pequeno passo, e o seu está prestes a ser dado. 

Afinal, quais são os preparativos iniciais?

  • Defina seus objetivos: primeiramente, seja claro sobre o que você quer alcançar com sua jornada na academia. Por exemplo, perder peso, ganhar massa muscular, melhorar a condição cardiovascular ou simplesmente manter um estilo de vida saudável.
  • Escolha a roupa apropriada: use roupas confortáveis e apropriadas para realizar os exercícios, que permitam movimento livre e sejam feitas de tecidos que absorvam o suor.
  • Cuidados alimentares: hidrate-se e coma algo leve. Por exemplo, frutas com iogurte.
  • Beba bastante água ao longo do dia e faça uma refeição leve e nutritiva cerca de 1-2 horas antes do treino.

 Na sua chegada

  • Faça um tour: antes de mais nada, faça o reconhecimento das áreas da academia, dê preferência com o auxílio de um profissional de Educação Física. Solicite um tour com o objetivo de conhecer as instalações, incluindo onde estão os vestiários, piscinas, equipamentos, bebedouros, salas de aula e qualquer outra facilidade disponível.

 Entenda as regras da academia no primeiro dia

  • Primeiramente, conheça as políticas da academia, incluindo etiqueta de equipamentos, higiene e áreas designadas para diferentes tipos de atividades, por exemplo.
  • Agende uma entrevista com o seu professor: através de uma consulta inicial e uma avaliação física, para estabelecer um plano de treino adequado ao seu nível de aptidão e objetivos.

Durante o treino

  • Inicie com uma preparação: dedique de 5 a 10 minutos para aquecer o seu corpo. Para isso, utilize a esteira, bicicleta ergométrica ou faça exercícios com próprio peso corporal e que possam incluir estímulos de mobilidade.
  • Moderação – não tenha pressa: foque em aprender a forma correta de cada exercício, em vez de tentar levantar muito peso ou fazer muitas repetições de uma vez.
  • Peça orientação: não hesite em pedir auxílio aos instrutores ou funcionários se tiver dúvidas sobre como usar um equipamento ou realizar um exercício.
  • Escute seu corpo: preste atenção aos sinais do seu corpo e não exagere. Dor aguda ou desconforto significativo, por exemplo, não são normais.

Após o treino

  • Reidratação: consuma líquidos para repor as reservas de água do corpo e facilitar a recuperação pós-exercício.
  • Relaxamento pós-treinoconclua seu treinamento com atividades de relaxamento, como alongamentos suaves ou uma breve caminhada, para promover a recuperação dos músculos.
  • Percepção: dedique um momento para refletir sobre o treino, registrando aspectos positivos e áreas a melhorar, planejando ajustes para suas próximas sessões.

 O que esperar no primeiro dia na academia

  • Ambiente acolhedor: espere encontrar uma comunidade receptiva, com profissionais e frequentadores prontos para oferecer suporte.
  • Variedade: haverá uma ampla gama de pessoas, de diferentes idades e habilidades, todas empenhadas em suas metas fitness.
  • Exploração: aproveite para conhecer e testar diversos aparelhos e modalidades de exercícios, identificando suas preferências.
  • Sentimento de conquista: iniciar essa jornada já é, por si só, um grande feito digno de celebração.

Fonte: Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech Company.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!