Primeiro contraceptivo masculino deve ficar pronto em 2023

Saúde
20 de Setembro, 2022
Primeiro contraceptivo masculino deve ficar pronto em 2023

Na Índia, o primeiro contraceptivo masculino em forma de injeção está na fase final de testes e deve ficar pronto em até 12 meses, de acordo com cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia. Trata-se do Risug (Inibição Reversível do Esperma Sob Controle), que conta com  eficácia de até dez anos e é considerado melhor do que a vasectomia, já que é menos doloroso, além de ser reversível. 

Primeiro contraceptivo masculino: como funciona? 

O Risug é um gel que danifica as caudas dos espermatozoides individuais, impedindo que elas fertilizem o óvulo. O procedimento para colocá-lo dura poucos minutos e a injeção é feita com anestesia local. O mais surpreendente é que o anticoncepcional injetável pode ser revertido com uma injeção de água e bicarbonato de sódio. 

Para analisar a segurança do método, foi feito um teste com 300 voluntários, que apontou 97% de eficácia. Além dessa pesquisa, diversos outros ensaios clínicos foram feitos com seres humanos, que aguardam pela aprovação das autoridades médicas da Índia. Outro contraceptivo masculino feito na Índia, chamado Vasalgel, também está em desenvolvimento nos Estados Unidos. 

Em sua fórmula original, a principal substância da injeção servia para revestir canos em sistemas de águas rurais da Índia, protegendo então as estruturas de bactérias. Entretanto, diversas pesquisas feitas com coelhos, ratos e macacos mostraram que essa substância reproduzia efeito similar no espermatozoide

Leia também: Anticoncepcional injetável: o que você precisa saber

Por enquanto, os únicos efeitos colaterais relatados pelos voluntários do Risug foram inchaço escrotal temporário e dor escrotal e ingual (na virilha) leve. Contudo, esses sintomas não duraram por muito tempo, desaparecendo em menos de um mês. 

Afinal, qual é a diferença do anticoncepcional feminino?

Por fim, diferente dos anticoncepcionais femininos, os contraceptivos masculinos como o Risug não tem base em hormônios. Ou seja, quem toma a injeção não lida com o surgimento de acne ou alterações no organismo, por exemplo. Em março deste ano, uma pílula anticoncepcional masculina teve divulgação na reunião de primavera da American Chemical Society. O medicamento teve teste em camundongos e apresentou 99% de eficácia sem efeitos colaterais, no entanto, a previsão de venda é maior que a do medicamento indiano. Assim, o comprimido só deve começar a ser vendido daqui 5 anos. 

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.

Leia também:

Ozempic e anticoncepcional
Saúde

Ozempic pode cortar o efeito do anticoncepcional? Médica explica

Nas redes sociais, não faltam relatos sobre o efeito do Ozempic no aumento da fertilidade

Chá de erva baleeira
Alimentação Bem-estar Saúde

Chá de erva baleeira emagrece? Veja benefícios e como fazer

A erva é eficaz em tratamentos de reumatismo, gota, dores musculares e até úlceras; saiba mais

mulher sentada na mesa da cozinha com remédios para gripe na sua frente
Saúde

Queda na temperatura exige cuidados com a saúde. Confira

Neste fim de semana, o frio vai estar presente em diversas capitais. Queda na temperatura pede alguns cuidados com a saúde respiratória