Nova pílula anticoncepcional masculina pode ter 99% de eficácia

Gravidez e maternidade Saúde
24 de Março, 2022
Nova pílula anticoncepcional masculina pode ter 99% de eficácia

Será que estamos prestes a ter uma pílula anticoncepcional masculina? Se depender de uma equipe de cientistas, o novo método contraceptivo poderá ser viável em até 5 anos. Embora seja um período longo de espera, a pílula apresentou 99% de eficácia em camundongos sem efeitos colaterais.

Veja também: DIU: tudo o que você precisa saber sobre o dispositivo intrauterino

Qual a eficácia da pílula anticoncepcional masculina em humanos?

Ainda não se sabe o percentual. Mais detalhes sobre a pílula serão compartilhados na reunião de primavera da American Chemical Society. Contudo, a equipe de pesquisa, que recebeu financiamento de Institutos Nacionais de Saúde e da Iniciativa de Contracepção Masculina, pretende iniciar testes em humanos no terceiro ou quarto trimestre deste ano.

De que forma a pílula age no organismo masculino?

A princípio, o grupo de cientistas, desenvolveu a pílula sem ação hormonal. Ou seja, a medicação não inibe nem afeta a testosterona. Por isso, o foco foi na ação da proteína RAR, ou receptora de ácido retinoico alfa.

No organismo, a vitamina A é processada de várias maneiras, incluindo o ácido retinoico, importante no crescimento celular, na formação de espermatozoides e no desenvolvimento embrionário. Esse ácido precisa interagir com o RAR-alfa para desenvolver essas funções. Os experimentos mostraram que camundongos sem o gene criado pelo receptor RAR-alfa são estéreis.

Com base nessa descoberta, os cientistas criaram um composto que bloqueia a ação do RAR-alfa. Chamado YCT529, o composto também foi projetado para atuar especificamente com o receptor RAR-alfa. Dessa forma, evita-se possíveis efeitos colaterais.

Demora na comercialização

Durante os testes, foram feitas administrações orais do medicamento a camundongos por quatro semanas. Como resultado, o YCT529 reduziu drasticamente a contagem de espermatozoides do animal e foi 99% eficaz na prevenção da gravidez sem efeitos adversos observáveis. Os camundongos recuperaram a fertilidade 4 a 6 semanas após a interrupção do medicamento. No entanto, é preciso que os testes sejam feitos com pessoas, processo que leva tempo e exige uma série de processos e burocracia para validar a venda do medicamento.

Por isso, a previsão é que a pílula anticoncepcional masculina seja vendida daqui a 5 anos. Enquanto isso, é possível continuar se prevenindo com os métodos contraceptivos existentes.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Ozempic e anticoncepcional
Saúde

Ozempic pode cortar o efeito do anticoncepcional? Médica explica

Nas redes sociais, não faltam relatos sobre o efeito do Ozempic no aumento da fertilidade

Chá de erva baleeira
Alimentação Bem-estar Saúde

Chá de erva baleeira emagrece? Veja benefícios e como fazer

A erva é eficaz em tratamentos de reumatismo, gota, dores musculares e até úlceras; saiba mais

mulher sentada na mesa da cozinha com remédios para gripe na sua frente
Saúde

Queda na temperatura exige cuidados com a saúde. Confira

Neste fim de semana, o frio vai estar presente em diversas capitais. Queda na temperatura pede alguns cuidados com a saúde respiratória