Priapismo: entenda a doença do personagem de Douglas Silva
Você já ouviu falar em priapismo? A condição que afeta homens com pênis é caracterizada por ereções involuntárias e até mesmo prolongadas. Além disso, pode acontecer com ou sem estímulo sexual.
O assunto será destaque na próxima novela da Globo, “Todas as Flores”, de João Emanuel Carneiro, que estreia no dia 19 de outubro. Douglas Silva é o ator responsável por dar vida ao Oberdan, personagem que sofrerá dessa doença. Entenda mais sobre o assunto.
Leia também: Disfunção erétil: obesidade é principal fator de risco
Causas do priapismo
O priapismo pode acontecer por causa de alguns medicamentos para tratar a disfunção erétil e também antidepressivos. Além disso, outras possíveis causas são:
- Anemia falciforme
- Leucemia
- Uso de drogas como cocaína
- Câncer na região do pênis
- Doenças neurogênicas, como lesão na medula espinhal
Os principais sintomas incluem:
- Ereção com duração de mais de seis horas
- Dor intensa
- Urina retida
Geralmente, é mais comum em meninos de 5 a 10 anos, e homens entre 20 e 50 anos.
Tipos e tratamentos
Além disso, o tipo de tratamento dependerá do tipo de causa do priapismo. Diante de qualquer sintoma, é importante buscar uma avaliação com um urologista. Basicamente, há dois tipos de priapismo:
Priapismo isquêmico
É o tipo mais frequente e tem múltiplas causas. Geralmente, a ereção é dolorosa. Neste caso, o tratamento pode incluir o esvaziamento por punção, mas caso não seja resolvido, pode seguir com o uso de medicamentos injetáveis. Além disso, em alguns casos, pode ser necessário o tratamento cirúrgico com ou sem prótese peniana.
Priapismo não-isquêmico
Não é tão comum e tem como causa algum trauma na região. Neste tipo, a ereção é indolor. Além disso, geralmente, ocorre a resolução espontânea. Mas pode ser necessário realizar a embolização seletiva da artéria lesada.
Referência: MSD