Praticar exercícios pela manhã pode reduzir o risco de câncer, diz estudo
Os benefícios dos exercícios físicos são diversos e são descobertos cada dia mais. Um novo estudo publicado no International Journal of Cancer revelou que praticar exercícios físicos pela manhã pode diminuir o risco de desenvolver câncer.
Desse modo, o estudo tem grande relevância devido ao grande número de pessoas que desenvolvem a doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que o Brasil poderá ter 625 mil novos casos de câncer em 2020, estima Entre eles, 50,3% deverão ocorrer em homens e 49,7% em mulheres.
Leia também: Benefícios do exercício físico para pacientes com câncer
Como funcionou o estudo
A pesquisa foi feita na Espanha e contou com a participação de 2,8 mil pessoas, com o objetivo de compreender os fatores que causam cânceres na Espanha e como evitá-los.
Assim sendo, por meio de entrevistas, os pesquisadores analisaram o quanto de atividade física recreativa e doméstica os participantes praticavam e, depois, o horário em que realizavam. Os dados foram coletados de 2008 a 2013.
Além disso, 781 mulheres que tinham câncer de mama e 504 homens com câncer de próstata forneceram dados sobre as atividades físicas e o momento de seus exercícios.
Dessa maneira, os resultados mostraram que praticar exercícios pela manhã, especialmente entre 8h e 10h, reduzia as chances de desenvolver câncer de mama e próstata, respectivamente.
Segundo os especialistas, a redução do risco pode estar relacionada com os níveis de estrogênio. Isso porque altos níveis deste hormônio feminino podem aumentar o risco de câncer de mama, com os exercícios físicos, os níveis diminuem.
Leia também: Outubro Rosa: Alimentos que reduzem o risco de câncer de mama
Ademais, a melatonina – hormônio produzido naturalmente pelo corpo humano – também pode contribuir. Esta substância química é produzida quando o dia escurece e sua principal função é ajudar a regular o sono. De acordo com estudos, também pode impedir a propagação do câncer.
No entanto, o câncer é uma doença prolífica e, para obter mais conclusões, são necessários mais estudos sobre o assunto.