Porque é importante ter uma boa postura

27 de janeiro, 2020

Ter uma postura perfeita pode ser uma tarefa difícil para a maioria das pessoas. Isso porque estamos acostumados a ficar em pé e sentar sem muitos cuidados, o que é prejudicial para a postura.

O posicionamento do nosso corpo está diretamente relacionado à coluna vertebral, que é responsável pela sustentação de peso que nos mantém em pé. Assim, o objetivo da postura é minimizar a tensão na coluna vertebral, nos músculos, tendões e ligamentos de sustentação.

Leia também: Yoga: O que é, benefícios e como fazer

Configurar a mesa do trabalho de uma maneira que deixe você curvado, por exemplo, pode contribuir para a má postura. No entanto, existem alguns casos em que condições de saúde contribuem para uma postura ruim. Como a escoliose, que faz com que a coluna se curve lateralmente, de maneira a tornar os ombros, a cintura, e os quadris desiguais.

Como ter uma boa postura

Para ter uma boa postura é preciso entender que a coluna tem três curvas naturais: uma no pescoço (coluna cervical), outra no meio das costas (coluna torácica) e outra na parte inferior das costas (coluna lombar). Diante disso, uma boa postura deve apoiar essas curvas. 

Leia também: Conheça os benefícios do pilates para o corpo e a mente

Sendo assim, quando estiver em pé, a cabeça deve estar posicionada acima dos ombros e a parte superior dos ombros acima dos quadris. 

Quando está sentado, as costas devem estar retas, ombros devem estar para trás e os glúteos devem tocar as costas da cadeira. Se você está acostumado a cruzar as pernas, saiba que isso altera o alinhamento pélvico, que também pode afetar a região lombar. 

É importante fazer caminhadas pelo escritório, ou pausas a cada 30 minutos. 

Além disso, a posição de sono também conta como um tipo de postura. Assim, se o corpo não está em uma boa posição ao repousar, pode causar dor e rigidez.

Você pode tentar dormir de lado ou de costas. É normal com o tempo você ainda acordar em uma posição diferente da que se deitou, mas com o tempo o corpo pode ser disciplinado e acostumar a descansar de uma maneira que coloca o mínimo de estresse possível. 

O que acontece quando você tem uma boa postura

  • Você ganha mais energia;
  • Queima mais calorias;
  • Reduz a dor de cabeça;
  • O estresse diminui.

Leia também: Exercícios para alongar os ombros

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.