Por que sonhamos? Psicanalista explica

Bem-estar Sono
17 de Maio, 2023
Por que sonhamos? Psicanalista explica

Uma dúvida comum de muita gente é: afinal, por que sonhamos? De acordo com Ronaldo Coelho, psicólogo e professor de psicanálise, o aparecimento dos sonhos tem relação com a formação da consciência.

“Começamos a sonhar na mesma fase em que começamos a desenvolver o que chamamos de consciência, isto é, ainda crianças. É quando começamos a ter pensamentos próprios dentro da nossa cabeça e a ter lembranças de algo que aconteceu durante o dia, à noite ou antes de acordar. Esse processo de maturação acontece entre os 3 e 4 anos de idade”, explica.

Segundo ele, este é o momento em que as crianças lembram dos sonhos, que passamos a ter o registro de que algo ocorreu durante a noite e contam para os pais ou pessoas próximas. São os adultos, contudo, que compreendem que a criança está falando de um sonho e nomeiam dessa forma para ela, emprestando-lhe esse sentido.

Leia mais: Comidas pesadas e pesadelo: Comer antes de dormir atrapalha os sonhos?

E por que não lembramos dos sonhos?

Freud já dizia no início do século passado, e hoje isso foi comprovado pela neurociência, que sonhamos todas as noites, mas nem sempre conseguimos lembrar. Para tanto é necessário que um segundo processo se dê para que lembremos. “Esse processo, que Freud nomeou de formação ou elaboração secundária do sonho, é o que possibilita a gente a lembrar do sonho e conseguir contá-lo a alguém. O sonho não existe por completo antes desse processo”, explica.

Por que sonhamos: pesadelos

Todos os sonhos são formados por uma junção do que aconteceu no dia. Assim, as coisas significativas que estão acontecendo na vida da pessoa e ocorrem como realização de desejos, ou elaboração de conflitos.

“Se a pessoa está passando por uma situação difícil em sua vida é possível que tenha um sonho bom, onde seus problemas não existem e todas as coisas estão resolvidas, de modo a realizar esse desejo. Do mesmo modo, pode se produzir um pesadelo que passe a ter mais a característica de elaboração de conflitos importantes, um modo de lidar com a angústia que vai por outro caminho, o de fazer com que a pessoa se prepare para o que está por vir, por exemplo. Cada uma das formas de sonhar diz muito da organização psíquica e do universo mental de cada paciente”.

Assim, explica, os sonhos são ainda hoje elementos importantes para o processo psicanalítico.

Fonte: Ronaldo Coelho, psicólogo e professor de psicanálise.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva