Como a poluição afeta a saúde do cabelo

Beleza Bem-estar Equilíbrio
10 de Outubro, 2019
Como a poluição afeta a saúde do cabelo

Se no seu dia a dia você foge do escapamento de veículos e da fumaça saindo de caminhões pensando em como essa poluição vai prejudicar sua pele, saiba que ela também é um risco para o cabelo.

Pesquisadores da L’Oreal, conforme relatado no relatório Proceedings, descobriram que hidrocarbonetos aromáticos policíclicos foto-tóxicos (PAHs) presentes no ar são capazes de prejudicar a saúde dos fios.

Os estudiosos tiraram imagens microscópicas de 200 fibras capilares de mulheres na China, e examinaram a cutícula e o córtex dos fios. Foi demonstrado que essas moléculas causam danos estruturais nas hastes capilares, interrompendo a camada externa, que pode estar associada à quebra e fragilidade.

A poluição do ar também obstrui o bulbo capilar, impedindo a penetração dos nutrientes.

A boa notícia é que você não está fadada a ter cabelos fracos diante da poluição. É possível proteger os fios da mesma maneira que se protege a pele: com antioxidantes.

Produtos como xampus antioxidantes servirão como a primeira linha de defesa. Vale tentar também condicionadores ricos em proteínas, que deixem uma vedação protetora sobre o eixo do cabelo como uma barreira física ao meio ambiente.

Além disso, é preciso fortalecer os fios e fechar a cutícula com processos de cauterização e reconstrução, para impedir que os agentes poluentes penetrem o córtex e danifiquem a estrutura interna do cabelo.

Leia também: Alimentos que ajudam a manter as unhas saudáveis

Alimentação e saúde do cabelo

A alimentação é outra grande aliada para a aparência e saúde do cabelo. “Nossas madeixas são compostas de 97% de proteínas, ou seja, fontes de proteína animal, como carne bovina e suína, aves, peixes e frutos do mar, proteína vegetal, como as leguminosas, ovos e derivados de leite são essenciais para a boa formação do bulbo capilar e do fio”, explica a biomédica especializada em estética Caroline Toledo, de São Paulo.

A vitamina C é outra excelente vitamina para a saúde geral, principalmente do cabelo, já que ela é um excelente antioxidante. “Essa vitamina está presente nas folhas verdes escuras, como espinafre, agrião, rúcula, brócolis, e nas frutas ácidas, como acerola, morango, laranja, limão”, detalha a biomédica.

As vitaminas do complexo B presentes na carne também são fundamentais para quem deseja que os fios cresçam rápido e de forma saudável, já que o nutriente atua na multiplicação celular.

Zinco e selênio, encontrados na carne, castanhas, sementes de girassol, atum, bacalhau, feijão, laticínios e cereais orgânicos completam os nutrientes principais para saúde do cabelo. “Tais mineiras estimulam o crescimento e fortalecimento dos cabelos”, finaliza Caroline.

Leia também: Alimentos mais potentes para a beleza do que qualquer nutricosmético

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Amanda Figueiredo
Amanda Figueiredo é nutricionista clínica pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Saúde da Mulher e Reprodução Humana pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) e especialista em emagrecimento e nutrição estética CRN-3 77456 Também é jornalista e editora-chefe da Vitat.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva