Policitemia vera: o que é a doença, sintomas e tratamento

Saúde
11 de Julho, 2022
Policitemia vera: o que é a doença, sintomas e tratamento

A policitemia vera (PV) é uma doença crônica que afeta o sangue, principalmente os glóbulos vermelhos. A doença é mieloproliferativa, ou seja, causa um aumento descontrolado das células sanguíneas, com foco nas hemácias, e é mais comum em idosos.

De acordo com Carmino Antonio de Souza, hematologista da SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas), a policitemia vera é um câncer de bom prognóstico. O especialista também afirma que não há uma causa primária da doença, mas a presença de uma mutação genética denominada JAK2 é constante nos casos.

Quais os sintomas e complicações da policitemia vera?

Há um espectro da doença que vai desde a ausência de sintomas até quadros variáveis de hiperviscosidade, como cefaleia, tontura, vertigens, precordialgia, síncope e presença de discreta esplenomegalia (aumento do baço).

Muitas vezes, o diagnóstico da PV vem de um hemograma com elevação acentuada dos níveis de hemoglobina e do hematócrito, como explica o médico. Depois da constatação do exame, é feito um estudo da medula óssea e, caso seja encontrado o oncogene JAK2, o diagnóstico é dado.

Qual é o tratamento?

De acordo com o hematologista, não há cura para a doença, mas existem muitas formas de controle e tratamento com longas sobrevidas.

Um tratamento médico pode ser a indicação de inibidores da mutação genética que leva à doença. No entanto, o especialista afirma que sangrias e o uso do medicamento hidroxiuréia intermitente (quando necessário) controlam a maioria dos casos.

Quanto tempo vive uma pessoa com policitemia vera?

Em geral, a sobrevida da doença é longa. “Como é uma doença de idosos, em geral, a sobrevida é igual a da população geral. Portanto, é um condição de bom prognóstico, na maioria dos casos”, diz Dr. Carmino Antonio de Souza.

Entretanto, em poucas ocorrências, pode haver evolução para fibrose e posterior falência da medula óssea, com uma redução de todos os elementos do sangue ou uma leucemia mielóide aguda, o que agrava acentuadamente o quadro e reduz fortemente o tempo de vida do paciente.

Leia também: Gordura no fígado: O que é, sintomas, tratamentos e causas

Fonte: Dr. Carmino Antonio Souza, hematologista da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) .

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte

Reynaldo Gianecchini
Saúde

Reynaldo Gianecchini revela diagnóstico de doença autoimune

A síndrome de Guillain Barré causa fraqueza e dificuldades para mover os braços e as pernas