PMMA: especialista explica porque a substância é tão perigosa

Beleza Bem-estar
04 de Julho, 2024
PMMA: especialista explica porque a substância é tão perigosa

O Brasil registrou mais um caso de uso inadequado do PMMA realizado em clínica de estética que terminou em morte. Desta vez, a vítima foi a modelo e influencer Aline Ferreira, de 33 anos. Ela se submeteu a um procedimento para aumentar os glúteos no dia 23 de junho e já no dia seguinte começou a ter febre, foi piorando, até que no dia 27 procurou um hospital, mas acabou falecendo em 2 de julho. Entenda os riscos.

Leia mais: Sequelas de preenchimentos faciais aumentam no Brasil; saiba mais

Mas o que é o PMMA?

O PMMA – ou polimetilmetacrilato – é um material sintético. De acordo com a Dra. Patrícia Marques, cirurgiã plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a recomendação do produto é para casos específicos e em pequenas quantidades. No Brasil, o PMMA para preenchimento subcutâneo precisa ter o registro da Anvisa, pois é um produto de uso em saúde da classe IV (máximo risco). Mesmo assim, a substância atrai cada vez mais mulheres pela proposta de resultados instantâneos.

A composição de PMMA é de microesferas de um material similar ao plástico acrílico. Após a aplicação, o material se espalha pelo tecido da região. “O PMMA é bastante procurado por não ser absorvido pelo corpo. No entanto, pode causar reações imprevisíveis a longo prazo. Isso porque ele ‘endurece’ o local e pode causar complicações com sequelas irreversíveis, como infecções crônicas e deformidades”, alerta a cirurgiã.

Além disso, a especialista explica que uma vez injetado, o PMMA se espalha pelo tecido, o que dificulta a remoção. É diferente, por exemplo, de uma prótese de silicone ou do ácido hialurônico, que também é um tipo de preenchimento. Em ambos os casos, a remoção pode ocorrer a qualquer momento e com muito mais segurança.

Alternativas ao uso do PMMA

Ainda de acordo com a Dra. Patrícia, a bioplastia, também conhecida como plástica sem bisturi, é um procedimento não cirúrgico que utiliza substâncias de preenchimento, como o PMMA, para remodelar áreas da face e do corpo. No entanto, essa não é a técnica mais segura para dar volume em qualquer parte do corpo.

A recomendação, neste caso, é utilizar as próteses de silicone ou a lipoenxertia, isto é, a transferência da gordura para a região onde se deseja mais volume. O PMMA nunca pode ser utilizado como um substituto do silicone, principalmente em pacientes que buscam a técnica para aplicação nos glúteos, como foi o caso de Aline. Isso porque a dose utilizada nessa região precisa ser grande, bem maior que a de um simples preenchimento.

A importância do profissional habilitado

A Anvisa orienta que apenas profissionais treinados administrem o produto. Para cada paciente, o médico deve determinar as doses e o número de injeções necessárias, dependendo das características de cada paciente, das áreas e do tipo de indicação.

A Anvisa também esclarece que o produto não é contraindicado para aplicação nos glúteos para fins corretivos, porém, não há indicação para aumento de volume, seja corporal ou facial.

“Cabe sempre consultar um profissional médico credenciado e responsável para avaliar a aplicação de acordo com a correção a ser realizada e as orientações técnicas de uso do produto”, finaliza Patrícia.

Fonte: Dra. Patrícia Marques, cirurgiã plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. CRM-SP 146410.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva