Pliometria: O que é e quais são os benefícos

29 de abril, 2020

O exercício físico é importante para a saúde mental e física. A pliometria é composta por exercícios aeróbicos usados para aumentar a velocidade, resistência e força. Assim, exige que você exercite seus músculos ao máximo potencial em curtos períodos de tempo.

Os exercícios de pliometria são geralmente voltados para atletas altamente treinados ou pessoas em boas condições físicas. Contudo, também podem ser usados por pessoas que desejam melhorar sua aptidão. 

Leia também: Melhores exercícios para mulheres de 20, 30, 40, 50 anos ou mais

Dessa forma, o exercício pliométrico visa o fortalecimento da massa muscular e a melhora do rendimento. Com o tempo, o ideal é que o indivíduo consiga pular mais alto, tenha mais firmeza nos saltos, corra mais rápido e melhore o condicionamento físico.

Portanto, se você deseja adicionar exercícios pliométricos ao treino, faça gradualmente. Aumente a frequência, intensidade e duração das atividades lentamente.

Pliometria: Como funcionam os exercícios pliométricos

Os exercícios de pliometria podem ser divididos em quatro categorias:

Resposta rápida

São exercícios de baixa força e alta velocidade, desenvolvidos para melhorar a reação ao solo e a velocidade. Como por exemplo, mexer os pés rapidamente para frente e para trás, na mesma distância, por no mínimo 6 segundos.

Curta

agachamento búlgaro

Composto por movimentos de grande força e baixa frequência. Os afundos alternados com saltos por exemplo, melhoram a elasticidade enquanto permitem que você toque o chão e salte novamente.

Longa

crossfit agachamento salto

Movimentos que possuem uma amplitude longa de movimento e força moderada, focada em estabilidade e força. O agachamento seguido de salto é um exemplo de exercício de resposta longa.

Muito longa

Essa categoria possui uma grande amplitude de movimento e força, ou seja, é comum o uso de pesos para os exercícios. Sendo assim, recomendado apenas para atletas saudáveis e sem lesões.

Benefícios da pliometria

Com a pliometria, em pouco tempo o fortalecimento dos músculos, a melhora do fôlego e o rendimento aparecem. Além disso, os exercícios também trabalham equilíbrio, elasticidade, mobilidade e concentração. A queima de calorias e a melhora na saúde vascular também é um grande benefício. 

Dessa forma, é importante  que você faça os exercícios corretamente para obter os benefícios e evitar lesões. Portanto, ter o alinhamento correto pode ajudar a evitar tensão e lesões.

Leia também: 8 motivos para se exercitar logo pela manhã

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.