Pessoas positivas têm menor risco de perda de memória
Por mais que seja difícil em alguns momentos, ter pensamentos positivos pode trazer mais benefícios para a nossa saúde mental do que você imagina. De acordo com um estudo recente, pessoas positivas têm menos probabilidade de sofrer perda de memória conforme envelhecem.
Positividade x perda de memória: Como funcionou o estudo
A pesquisa foi realizada em outubro de 2020 e publicado na revista Psychological Science.
Os pesquisadores do estudo analisaram dados de quase mil adultos de meia-idade e idosos nos Estados Unidos. Assim, as avaliações foram divididas em três períodos de tempo: de 1995 a 1996, 2004 a 2006 e 2013 a 2014.
Leia também: Benefícios do pensamento positivo e como torná-lo parte da rotina
Além disso, nas duas avaliações finais, os participantes também participaram de testes de desempenho cognitivo, em que deveriam relembrar as palavras após sua apresentação e novamente 15 minutos depois. Em seguida, os participantes relataram que durante os últimos 30 dias, experimentaram uma série de emoções positivas.
Para chegar aos resultados, os pesquisadores avaliaram a relação entre o afeto positivo e a perda de memória, levando em consideração a idade, sexo, educação, afeto negativo e extroversão dos participantes .
Leia também: Como treinar a mente para manter o pensamento positivo
Segundo a autora do estudo, as descobertas são positivas e mostram que os indivíduos mais positivos, tiveram um declínio de memória menos acentuado ao longo de quase uma década.
Benefícios de ser uma pessoa positiva
Ao ser uma pessoa positiva, você pode obter diversos benefícios, que incluem:
- Aumento da felicidade;
- Redução dos níveis de ansiedade;
- Maior conexão com as pessoas;
- Reforça hábitos saudáveis;
- Aumento da criatividade;
- Bem-estar geral.
Como treinar a mente para o pensamento positivo
Que tal repetir coisas positivas sobre você? Lembre-se: não basta dizer da boca para fora. Você deve acreditar, visualizar e mentalizar aquilo que está dizendo. E jamais deixe que outras pessoas decidam o que você é e o que você não é. Assuma o controle da sua vida. Afinal, ninguém te conhece melhor do que você.
Mudar pensamentos que cultivamos a vida inteira é difícil, sim, mas, com certeza, não é mais difícil do que viver sem amor próprio.