Confira os cuidados que devemos ter com os pés no Carnaval

Bem-estar Movimento Saúde
07 de Fevereiro, 2023
Confira os cuidados que devemos ter com os pés no Carnaval

Está aberta a temporada do samba no pé! Após dois anos de limitações em razão da pandemia, a festa este ano promete ser de muita intensidade. Contudo, para que a celebração não perca sua típica alegria, é preciso tomar cuidado com os pés no Carnaval, que irão protagonizar as danças das marchinhas e de diversos outros ritmos.

A questão crucial para que a diversão não vire transtorno é a escolha do calçado, ressalta o presidente da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé), Luiz Carlos Ribeiro Lara.

Assim, evite chinelos e sandálias rasteirinhas. “Eles não protegem os pés das irregularidades do solo e não oferecem o amortecimento necessário para diminuir a sobrecarga articular. Então, podem causar dor no calcanhar, tendinite e fraturas por estresse, especialmente para dançar, já que não absorvem impacto”, destaca.

Outro ponto importante é que esse tipo de calçado não protege os pés de objetos cortantes ou perfurantes. “Além disso, no tumulto, alguém pode pisar acidentalmente nos pés e, dependendo da pressão exercida na pisada, a pessoa corre o risco de ficar com hematomas ou de até perder a unha”, ressalta.

Leia também: Como aumentar a resistência para curtir o Carnaval

Outros cuidados com os pés no Carnaval

Além disso, também devemos evitar salto alto e calçados do tipo plataforma. “Esses sapatos podem ocasionar entorses nos tornozelos que, quando não tratadas corretamente, cerca de 40% dos casos evoluem para sintomas crônicos”, ressalta, listando outras possibilidades de problema, como o desenvolvimento de joanetes e calos.

O especialista pontua ainda que, se a unha estiver encravada, é importante buscar um profissional especializado para resolver o problema antes da folia. Isso porque uma unha dolorida muda a biomecânica da pisada, o que pode causar dores, lesões e alterações musculoesqueléticas importantes.

O presidente da ABTPé salienta a importância de alongar o pé e o tornozelo regularmente (e não só no Carnaval) para fortalecimento. “Os pés são o que nos sustenta, então, é importante que eles estejam fortalecidos. Uma maneira de alongar é segurando suavemente o pé e dobrando o tornozelo e o pé para cima e para baixo, segurado por 30 segundos”, fala.

Para quem vai trabalhar nas festividades, o médico lembra que as dicas são as mesmas. “Com pés fortalecidos e calçado adequado, seja trabalhando ou curtindo, você não se machuca e, ainda, previne problemas futuros”, conclui.

Fonte: Luiz Carlos Ribeiro Lara, presidente da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de uma caderneta de vacinação com uma seringa
Saúde

Caderneta de vacinação em dia ajuda a evitar surtos de doenças

Especialistas alertam que a vacinação é um pacto de saúde coletivo

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes