Saiba como a personalidade pode afetar o cérebro
A personalidade de um indivíduo é formada por suas características, pensamentos, valores morais, julgamentos, forma de agir, entre outros. Isto é, ocorre de forma gradual durante a vida, desde a infância até a velhice, e de forma única. Mas, você sabia que os traços de personalidade podem desempenhar um grande papel no cérebro?
Algumas doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e a demência, afetam milhões de pessoas no mundo todo. Apesar de não existir cura, pesquisadores apontaram diversos fatores de risco, de estilo de vida a doenças crônicas. No entanto, um estudo publicado na revista especializada Neurobiology of Aging encontrou traços de personalidade específicos que têm efeitos positivos no envelhecimento cerebral e podem atrasar ou prevenir o Alzheimer.
Como funcionou o estudo
Os pesquisadores avaliaram um grupo de 65 homens e mulheres com pelo menos 65 anos de idade. Assim, usando exames de imagem do cérebro, além de avaliações cognitivas e de personalidade, vincularam cinco traços de personalidade a um cérebro protegido:
- Baixa aceitabilidade;
- Naturalmente curioso;
- Dissidente;
- Conflituoso;
- Mente aberta.
Dessa forma, foi descoberto que adultos que correspondem a essas descrições apresentam menor perda de volume nas regiões cerebrais associadas à doença de Alzheimer. Os circuitos de memória nessas regiões permaneceram saudáveis e intactos, em comparação com pessoas que têm personalidades mais agradáveis.
Leia também: Dicas simples para manter o cérebro saudável e feliz
A identificação precoce é fundamental para ajudar a gerenciar e combater doenças. Então, a descoberta de biomarcadores para a doença de Alzheimer – como traços de personalidade – podem ajudar a levar opções de tratamento.
Assim, embora as mudanças no estilo de vida, como dieta e exercícios saudáveis possam ajudar a proteger o cérebro contra doenças neurodegenerativas, a personalidade também pode desempenhar um grande papel.
Leia também: Benefícios da acupuntura para o cérebro