Meditação ajuda perfeccionistas a lidar com o lado negativo
Perfeccionismo é uma característica com aspectos positivos e negativos que podem afetar apenas uma pessoa ou todos ao seu redor. Quando positivo, empurra em direção aos objetivos. Porém, quando é negativo, os sentimentos de fracasso e estresse podem ser esmagadores.
Mais do que fechar os olhos e ficar em silêncio, a meditação é um conjunto de técnicas de concentração com o objetivo de alcançar a plenitude mental e emocional, e os benefícios que a prática milenar traz à saúde e bem-estar já estão mais do que comprovados .
Mas, segundo pesquisa da Universidade Bowling Green State, nos Estados Unidos, a meditação pode ser uma maneira eficaz de ajudar perfeccionistas a lidar com pensamentos negativos e a se recuperar do fracasso.
Como foi o estudo com os perfeccionistas
Os cientistas aplicaram um questionário de personalidade a um grande grupo de estudantes universitários, identificando quais tinham alta pontuação no perfeccionismo.
Os voluntários foram então designados para quatro tipos diferentes de grupos. Aenção regular, atenção não focada no julgamento, relaxamento muscular progressivo e um grupo de controle que não fez nada. Eles mediram as frequências cardíacas dos participantes, começando com uma linha de base, concluindo uma tarefa e falhando, e depois uma sessão de meditação de 10 minutos, dependendo do grupo.
De acordo com os resultados, os participantes do grupo de meditação sem julgamento tinham habilidades mais altas para se recuperar do estresse em comparação com os outros três.
Enquanto os pesquisadores estavam cientes de que a meditação poderia ajudar a pensamentos negativos, o aspecto não-julgamento da meditação provou ser a chave para perfeccionistas.
Assim, este estudo sugere a importância potencial do não julgamento das emoções e experiências durante a prática da meditação para os perfeccionistas.
No futuro, os pesquisadores esperam estudar mais maneiras de melhorar o estresse e os pensamentos negativos em perfeccionistas. Também esperam aprofundar as maneiras pelas quais várias técnicas de meditação podem afetar as respostas cardiovasculares.
Por fim, lembre-se de observar quando o perfeccionismo pode estar disfarçando um problema maior.
Leia também: Roer as unhas: Você sabe por que as pessoas fazem isso?