Como perder um quilo por semana: Confira dicas

Bem-estar Movimento
18 de Outubro, 2019
Como perder um quilo por semana: Confira dicas

Cientificamente, queimar mais calorias do que consome causa perda de peso, e por esse pensamento, algumas dietas e planos alimentares se embasam na contagem calórica para gerar emagrecimento. Mas, e se você pudesse perder um quilo por semana, de maneira saudável? Quem baixar os ponteiros da balança de maneira saudável e consistente deve emagrecer a uma taxa lenta e constante. 

A maioria dos especialistas recomenda que se emagreça cerca de um a dois quilos por semana. Então, como alcançar esse objetivo? 

É preciso ajustar o balanço energético para alcançar o déficit calórico correto.

Assim, para eliminar um quilo por semana, é necessário atingir um déficit total de cerca de 3500 calorias por semana – ou 500 calorias por dia.

Como perder um quilo por semana: Dicas para emagrecer

A matemática pode até ser simples, mas mudar os hábitos para comer menos e se mover mais é difícil.

Como sempre, as contagens de calorias são estimativas, portanto, os números exatos podem variar. E cada atividade ou troca de alimentos deve resultar em um déficit. Isso significa que você não pode compensar o comportamento favorável à dieta com comida extra ou soneca. Mas, cada combinação deve colocá-lo um passo mais perto de alcançar seu objetivo.

Leia também: 10 maneiras fáceis de cortar 100 calorias ou mais

Vá para a academia

Parece simples, mas todos têm razões para evitar aquela visitinha à academia. Mas, não dê desculpas. Escolha exercícios aeróbicos de queima de gordura que possam ser quantificados para saber exatamente quantas calorias você está eliminando durante a sessão. Estabeleça uma meta para queimar pelo menos 300 calorias. 

Para queimar 250 calorias extras, aumente a velocidade ou a inclinação quando estiver na máquina de cardio na academia. Apenas um pequeno ajuste pode adicionar 200 a 300 calorias extras durante o treino.

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer com a Low Carb. Clique para saber mais

Passeie com seu cachorro

Seu cão é o personal trainer perfeito para perda de peso. Ele está sempre pronto para ajudá-lo e a fazer companhia. Para queimar 250 calorias, leve seu cachorro para uma caminhada rápida de uma hora.

Pule a bebida para perder um quilo por semana

Também é possível perder um quilo por semana pulando a bebida. De fato, você pode facilmente perder peso se deixar de beber temporariamente ou permanentemente. Cada bebida alcoólica contém de 100 a 300 calorias –  ou mais. 

Seja ativo no dia a dia

Caminhar para o trabalho, correr em uma esteira, dar um passeio noturno, escolher as escadas, fazer tarefas domésticas, correr atrás dos filhos, tudo conta.  Se você já estiver bastante ativo durante o dia, adicione mais movimento. Você pode transformar as tarefas de faxina em um treino para arrumar e tonificar ao mesmo tempo. Ou transforme seu passeio noturno em um treino de caminhada intervalada  (variar a velocidade e a inclinação), que é uma ótima maneira de melhorar a forma física e queimar mais gordura.

Queime 500 calorias extras completando um treino de uma hora para subir escadas. Se isso soa muito desafiador, não se preocupe. Você nem precisa de uma academia para concluir esta tarefa. De fato, dá para emagrecer no trabalho com essa rotina simples. Apenas faça pausas a cada hora e suba as escadas por 7 a 10 minutos. Após várias sessões, você terá um treino completo de uma hora.

Beba água 

Beba água em vez de bebidas açucaradas, água aromatizada, refrigerantes ou sucos para economizar centenas de calorias durante o dia.  

Escolha lanches saudáveis

As calorias dos lanches diários podem totalizar mais do que as que se consome no almoço ou jantar. Portanto, para reduzir sua ingestão em 500 calorias, substitua lanches por uma única porção de uma fruta ou vegetal fresco. Também é possível eliminar os lanches por completo. Acredite ou não, comer entre as refeições não é necessário quando se está tentando perder um quilo por semana. De fato, pode realmente causar ganho de peso.

Aposte na caminhada para perder um quilo por semana

Odeia treinos difíceis? Sem problemas! Queime 500 calorias extras com dois exercícios mais fáceis (mas mais longos) durante o dia. Programe uma caminhada matinal por uma hora pela manhã e depois novamente à noite. Cada treino deve queimar aproximadamente 250 calorias.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!