O período de gestação pode trazer várias complicações, especialmente por conta do tamanho da barriga. Mas com a chegada do bebê, muitas mulheres se incomodam com outro fator: perder barriga no pós-parto.
Quando o assunto é a prática de atividades físicas no pós-parto surgem diversas dúvidas. Mas de acordo Giulliano Esperança, personal trainer, os exercícios podem ajudar na recuperação depois do parto. Assim, eles fortalecem o abdômen e a pelve, melhoram o condicionamento físico e reduzem o estresse, trazendo sensação de bem-estar.
“É importante levar em consideração que tudo está diferente agora com a dedicação integral a um bebê. Contudo, apesar do cansaço, e que muitas não vão estar motivadas, há muitas razões para colocar o corpo em movimento”, explica o especialista.
Segundo Giulliano, o tempo para o retorno à atividade física depende de inúmeros fatores. Além disso, é claro, a mulher precisa estar liberada pelo obstetra.
“Mulheres que tiveram parto normal, podem realizar exercícios para o assoalho pélvico, após 2 dias do nascimento, exercícios amplamente utilizados por fisioterapeutas, inclusive na fase pré parto”, ressalta o educador físico.
A caminhada leve é uma das melhores formas de voltar a ativa. “Por exemplo, empurrando o carrinho, basta a mãe estar se sentindo bem e recuperada. Falamos aqui em uma caminhada leve, de 10 minutos e progressivamente, à medida que tudo melhora, sua resistẽncia, força e estado geral, aumenta-se o tempo” afirma.
Por outro lado, esportes como a natação são contra indicados. Dessa maneira, principalmente se houver sangramento, o ideal é aguardar a consulta com o obstetra e a sua liberação para atividades aquáticas.
Quando o parto é cesariana, o personal trainer recomenda pelo menos seis semanas de muito cuidado por conta da cicatriz.
“Os melhores exercícios são os feitos. Pois o exercício regular depois de ter um bebê fortalece e tonifica seus músculos, ajuda no aumento dos níveis de energia para que você se sinta menos cansada. O exercício é bom para o seu bem-estar mental, pode aliviar o estresse e ajudar a prevenir a depressão pós-parto”, diz Giulliano.
Leia também: Abdominal durante a gravidez: Será que é liberado?
Para o especialista, o mais importante é se movimentar com gentileza, progressão e controle. “Não se preocupe em pensar que não fez o suficiente, cuidar de um recém nascido é um gigantesco trabalho, que vai usar muito da sua energia, então mais uma fez exercício feito é o que importa, mesmo sendo apenas 10 minutos”, finaliza.
Veja abaixo alguns exemplos de exercícios para perder a barriga no pós-parto:
Fonte: Giulliano Esperança, personal trainer e diretor executivo do Instituto do Bem-Estar em Rio Claro/SP, Bacharel em Educação Física UNESP/Rio Claro, Especialistas em Fisiologia do Exercício Unifesp/SP, e Diretor técnico da Sociedade Brasileira de Personal Trainers.