Pensamentos negativos comuns: como lidar

12 de janeiro, 2022

Já ouviu falar por aí que a mente pode ser uma prisão? Sim! Ela pode ser paralisante, especialmente quando nossos pensamentos nos contam algumas “mentiras”, nos afastando da noção de realidade. Por isso, separei 3 pensamentos negativos muito comuns para comentar com vocês, além de dicas de como mudar essa mentalidade.

Pensamentos negativos comuns

“Eu perdi o controle sobre minha vida”

É importante lembrar que não podemos controlar o futuro. Assim, temos apenas o momento. Ou seja, organizar-se e praticar a atenção plena são hábitos fundamentais para diminuir essa ansiedade e desapegar das incertezas.

“Eu vou falhar novamente com x pessoa”

Isso é fruto da ansiedade que acaba gerando medo, preocupação e estresse. Além disso, está vinculado a uma autocrítica excessiva. Lembre-se que a expectativa sempre maior é a sua sobre si mesmo, e não a do outro em relação a você. Portanto, faça um diário de pensamentos, escrever auxilia na descarga de pensamentos autocríticos.

“Eu não costumo me enganar sobre as pessoas”

A pessoa acometida por esse tipo de pensamento ansioso tende a estar sempre na defensiva, e geralmente foca nos aspectos negativos das coisas. Não leve as atitudes dos outros para o lado pessoal.

Leia também: Ritual da Gratidão: Mesmo em 2021, há motivos para agradecer

Juliana Sato

Sobre o autor

Juliana Sato
Juliana Sato
Juliana Sato é psicóloga e terapeuta (@jusatopsicologa). CRP 06/77653. Formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, a colunista tem especialização em diversas áreas, como Health e Wellness Coaching e Psicologia das Emergências e Desastres. Além disso, é facilitadora de meditação.