Pele em viagens de avião: confira cuidados para mantê-la saudável

Beleza Bem-estar
28 de Novembro, 2022
Pele em viagens de avião: confira cuidados para mantê-la saudável

Se você viaja de avião com frequência, provavelmente já percebeu que a pele costuma ficar mais ressecada e sensível. Principalmente em voos mais longos: por causa do ar seco e frio da aeronave, é normal ter a sensação de repuxamento no rosto e em outras partes do corpo. Vitat consultou dois médicos dermatologistas que explicam as razões e dão dicas sobre os cuidados com a pele em viagens de avião. Saiba mais a seguir.

Veja também: Afinal, por que a água do mar resseca os cabelos?

Como manter a pele saudável em viagens de avião

Além da pele do rosto mais seca, você pode notar que a área dos olhos pode ficar mais danificada. Dependendo da pessoa, a região pode ficar com bolsas, sobretudo se não descansou o suficiente. Nesses casos, é fundamental ter uma bolsinha de viagem com itens curingas.

“Ainda mais para quem vive uma rotina que inclua ponte aérea. Nesse sentido, ter um higienizador mais equilibrado e menos agressivo para pele, assim como uma máscara hidratante, podem ser úteis para renovar a pele em viagens de avião”, orienta Misael Nascimento, dermatologista da Nutrindo Ideais.

Para dar um “up” rápido na pele, o especialista recomenda primeiro a limpeza, que deve ser feita de forma gentil, com movimentos circulares. Em seguida, basta aplicar a máscara 20 ou 30 minutos antes do pouso e retirá-la prestes a desembarcar. “Como resultado, vai parecer que você descansou a noite toda, especialmente se vai encarar uma reunião ou jornada de trabalho”, ensina o dermatologista.

Contudo, muitas pessoas (homens, principalmente) não estão dispostas a utilizar a máscara na frente de todo mundo no avião. Se for o seu caso, recorra a um hidratante facial leve. “É importante aplicá-lo antes, durante e depois do voo, sempre que sentir necessidade”, orienta a dermatologista Luiza Archer.

Mas, lembre-se: se estiver usando maquiagem, o ideal é limpar a pele com um demaquilante para passar o creme hidratante. Afinal, o uso do produto em cima de base e de outras makes pode obstruir os poros e dificultar a ação do cosmético.

Outras dicas para uma pele viçosa em viagens de avião

Capriche na hidratação de dentro para fora: em voos, a tendência é bebermos menos água para não se levantar muito para fazer xixi. Todavia, é fundamental ingerir bastante líquido para suprir a necessidade da pele e prevenir o ressecamento. Além disso, o movimento esporádico melhora a circulação, que fica mais comprometida em voos longos.

Tenha uma água termal na mala de mão: águas termais possuem ativos que ajudam a potencializar a hidratação da pele. Ao mesmo tempo, algumas borrifadas proporcionam uma sensação gostosa e refrescante. Uma dica é aplicá-la antes do hidratante, pois isso ajuda a melhorar a ação do produto.

Não se esqueça do filtro solar: mesmo dentro do avião, a pele está exposta à radiação UV. Porém, se o voo é noturno, não há tanta necessidade de se preocupar com essa etapa de proteção. Mas passe o filtro em voos durante o dia, ainda que não vá se sentar na janelinha.

Qual o melhor hidratante para a minha pele nessas situações?

Cada pele possui uma necessidade específica. Portanto, se tiver dúvidas, sempre consulte um dermatologista para lhe recomendar as melhores alternativas. Mas, de forma geral, opte por hidratantes com textura leve, como os de sérum.

Quanto à fórmula, invista em produtos com ação antioxidante. Caso se depare com produtos que contenham ácidos, vale reforçar o toque no dermatologista.

Fontes: Luiza Archer, médica com atuação na Dermatologia Natural; e Misael Nascimento, médico tricologista e dermatologista da Nutrindo Ideais.

 

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Amanda Preto
Jornalista especializada em saúde, bem-estar, movimento e professora de yoga há 10 anos.

Leia também:

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes

mulher fazendo o exercício stiff na academia
Bem-estar Movimento

Stiff fortalece pernas e glúteos: conheça os benefícios, dicas e como fazer

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e posteriores de coxa