Pegada pronada, supinada e neutra: entenda a diferença
Iniciar a prática de exercícios físicos na academia é o primeiro passo para atingir os seus objetivos – seja para ganhar músculos ou emagrecer. No entanto, principalmente para atingir a hipertrofia, os exercícios precisam ser realizados da maneira correta. Entender os tipos de pegada, por exemplo, é fundamental.
A pegada nada mais é do que a maneira como você segura os pesos. Assim, existem três tipos: a supinada, pronada e neutra (ou martelo).
Não há o melhor tipo de pegada, pois isso depende do objetivo de cada pessoa com o exercício. Afinal, cada pegada atinge músculos diferentes.
Pegada pronada
A pegada pronada, basicamente, é quando as palmas das mãos apontam para trás ou para baixo durante a execução do movimento. Em exercícios, como por exemplo, a rosca inversa. Além disso, grande parte dos exercícios para tríceps são feitos com a pegada pronada.
Leia também: Exercícios para braços definidos, fortes e tonificados
Como fazer rosca inversa
- Comece o movimento de pé, segurando a barra com as mãos;
- Em seguida, flexione o cotovelo enquanto contrai o bíceps ao máximo. Lembre-se de manter os cotovelos apoiados ao lado do corpo e os ombros imóveis;
- Retorne à posição inicial.
Pegada supinada
A pegada supinada (também conhecida como supinação) consiste em segurar a barra de forma que as palmas das mãos apontem para frente ou cima durante o exercício. É utilizada principalmente em exercícios para as costas, como por exemplo, a rosca direta.
Como fazer rosca direta
- Em pé, segure a barra reta ou a W mais ou menos na distância dos ombros e com as palmas das mãos voltadas para a frente;
- Flexione os cotovelos apertando os bíceps e levando a barra na direção dos ombros. Depois, retorne à posição inicial de maneira lenta e controlada;
- Dica: cuidado para não roubar nas repetições balançando cotovelos ou coluna para trás e para a frente.
Pegada neutra
Como o nome já diz, a pegada neutra é um meio termo entre a pronada e a supinada. Isto é, as palmas das mãos ficam de frente uma para a outra. Desse modo, esse tipo de pegada costuma ser usada em exercícios em que se utilizam triângulos ou cordas para a execução, como a rosca martelo, por exemplo.
Como fazer rosca martelo
- Segure um dumble ou halter em cada mão, com as palmas das mãos voltadas para dentro (para o corpo);
- Flexione os cotovelos levando os pesos em direção aos ombros e sem mudar a posição das mãos;
- Depois, desça de forma lenta e controlada até a posição inicial do exercício.