Médicos retiram de paciente maior pedra no rim do mundo
:format(webpp))
Quem já sofreu com cálculo renal sabe bem a dor que a condição pode proporcionar. Imagine, então, ter uma pedra no rim gigante: com 13,7 centímetros e 801 gramas, ela entrou para o Guinness Book como a maior e mais pesada do mundo — o recorde anterior era de 13 centímetros e 620 gramas.

Foto: Guinness World Records
A retirada foi feita por médicos do Sri Lanka no dia 1º de junho, mas os especialistas só divulgaram a notícia na última quarta-feira (14). O dono do cálculo era Canistus Coonge, um sargento aposentado de 62 anos.
De acordo com o Guinness World Records, até então, a maior pedra tinha 13 centímetros e foi descoberta na Índia, em 2004. Já a mais pesada tinha 620 gramas e foi relatada no Paquistão, em 2008.
Essa nova pedra conseguiu desbancar os dois feitos anteriores. Isso porque ela ultrapassa o comprimento médio de um rim (que é de aproximadamente 12 cm) e tem o peso equivalente a cinco órgãos.

Foto: Guinness World Records
Leia também: Dieta rica em cálcio pode prevenir pedra no rim, diz estudo
Pedra no rim gigante: o que é um cálculo renal?
Os cálculos renais, também chamados de pedras nos rins, infelizmente são muito comuns – podendo afetar 1 em cada dez adultos. O tamanho varia, sendo que os minúsculos normalmente não geram nenhum sintoma, enquanto os maiores causam dores intensas nas costas e na região abdominal (a conhecida cólica renal).
Tratam-se de massas duras que se formam nos órgãos e são diagnosticadas por meio de exames de imagem e de urina. Os cálculos muitas vezes podem ser evitados com a adoção de uma dieta adequada e a ingestão de líquidos.
Contudo, uma vez formada, a pedra no rim pode sair espontaneamente, por meio do xixi, ou então ser removida através de procedimentos médicos.