Take a Break: Recurso para fazer pausas do Instagram

Bem-estar Equilíbrio
09 de Fevereiro, 2022
Take a Break: Recurso para fazer pausas do Instagram

Na última semana, o Instagram liberou uma nova ferramenta: o “Take a Break”. Assim, o objetivo deste recurso é fazer com que as pessoas realmente façam pausas do Instagram e tenham consciência do tempo gasto no aplicativo.

Apesar de a ferramenta já ter sido lançada em outros países como Estados Unidos,  Irlanda, Canadá, Reino Unido, Nova Zelândia e Austrália, chegou no Brasil apenas em fevereiro deste ano.

Também chamada de “Faça uma pausa”, em uma tradução livre, a atualização ressalta que “pausas regulares podem ajudar você a se recuperar”. Com apenas o botão de habilitar lembrete, é possível fazer pausas quando você achar pertinente.

Dessa maneira, a ideia dessa nova ferramenta surgiu após o Instagram sofrer críticas de que a rede social era “tóxica” para adolescentes. 

Leia também: Como influenciadores nas redes sociais afetam sua saúde mental

Como ativar o lembrete

Se você deseja ativar a nova ferramenta, veja abaixo como fazer isso:

  1. Acesse o seu perfil e clique no menu de três traços localizado na parte superior da tela.
  2. Clique na opção “Sua atividade”.
  3. Em seguida, selecione “Definir lembretes para fazer pausas” e escolha em quanto tempo o aplicativo deve te enviar um lembrete de pausa. Você pode ser alertado após 10, 20 ou 30 minutos navegando.

Importância de fazer pausas no Instagram

Você já se perguntou quanto tempo costuma gastar no celular durante o dia? Nos dias de hoje, as redes sociais têm contribuído para alavancar negócios, estudar, fazer novas amizades, perder a timidez, entre outros. No entanto, o lado negativo da internet também existe, e vem afetando a saúde mental – principalmente dos jovens.

De acordo com uma pesquisa do Pew Research Center com quase 750 jovens de 13 a 17 anos, 45% estão online constantemente e 97% usam ao menos uma plataforma de mídia social.

O uso excessivo do Instagram pode trazer problemas como autoestima baixa, ansiedade, depressão e transtorno dismórfico corporal. Afinal, a mídia tem grande impacto na vida de todos, especialmente daqueles que são mais vulneráveis e cuja autoestima está relacionada ao que os outros irão pensar e falar sobre elas.

Por isso, é tão importante utilizar a nova ferramenta e fazer pausas do Instagram.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!