Paulo Zulu faz cirurgia para retirar câncer na bexiga; entenda o quadro

Saúde
21 de Março, 2023
Paulo Zulu faz cirurgia para retirar câncer na bexiga; entenda o quadro

O ator Paulo Zulu contou em seu Instagram que passou por uma cirurgia de emergência para retirar um tumor na bexiga. “Graças à revisão da prevenção, deu para detectar [o câncer] em tempo hábil para poder operar e, assim, ficar bem”, disse o galã no vídeo.

Por fim, fez um alerta para todos os seguidores sobre a importância da prevenção, seja por meio de “um plano de saúde ou pelo SUS”. E reforçou a necessidade ter uma vida saudável, com alimentação, suplementação e exercícios para conseguir se recuperar dessas adversidades.

Vale lembrar que Zulu já havia enfrentado um câncer na bexiga em 2021, mas obteve o mesmo êxito ao remover o tumor.

Veja também: Afinal, para que serve o Ozempic, utilizado por Jojo Todynho?

Câncer na bexiga atinge mais homens com a idade de Paulo Zulu

Mais comum em pacientes com idade superior a 55 anos (Paulo Zulu tem 59), a estimativa é que surjam 11.370 novos casos de câncer de bexiga no Brasil. É o que prevê o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Dos diagnósticos, 7.870 são em homens e 3.500 em mulheres.

No entanto, de acordo com Pamela Muniz, oncologista da Oncoclínicas São Paulo, existem outros fatores de risco, além da idade, que podem colaborar para o surgimento da doença.

“O tabagismo é um desses fatores. Cerca de 50% a 70% dos casos podem ocorrer devido ao hábito. Afinal, ao fumar, substâncias tóxicas são eliminadas com a urina, podendo agredir as paredes do órgão durante o processo. Além disso, a exposição a diversos compostos químicos, como HPA, agrotóxicos, benzeno, entre outros, contribuem para o desenvolvimento da neoplasia”, explica.

A especialista aponta ainda sinais que precisam de atenção para doenças no aparelho urinário, incluindo o câncer de bexiga. “Em estágio inicial, a neoplasia pode ser assintomática. Mas sintomas como presença de sangue na urina, vontade frequente de urinar – sem conseguir fazê-lo – e dor ao urinar necessitam de investigação”.

Tipos de câncer de bexiga

  • Carcinoma de células de transição: é o tipo mais comum da doença e tem início nas células do tecido mais interno da bexiga.
  • Carcinoma de células escamosas: atinge as células planas e delgadas da bexiga depois de infecções ou irritações de longo prazo.
  • Adenocarcinoma: começa nas células glandulares, podendo se formar na bexiga após longos períodos de inflamação ou irritação.

Diagnóstico e tratamento

Como estratégia, a detecção do tumor em fase inicial pode trazer mais chances de sucesso no tratamento. É o que aconteceu com o ator Paulo Zulu, que fez o check-up regular e conseguiu remover o tumor.

Com isso, a realização de exames clínicos, radiológicos e laboratoriais são fundamentais para a investigação completa. Já nas pessoas sem sinais da doença, mas que têm maior possibilidade de desenvolver a neoplasia, os exames periódicos também podem ser fundamentais.

Paulo Zulu precisou de cirurgia. Todo paciente deve fazer?

Quanto ao tratamento, é necessário uma avaliação individual de cada paciente, levando em consideração o grau da doença. No caso da cirurgia, pode ocorrer a remoção parcial (retirada do tumor ou parte do órgão) ou ainda total da bexiga. “Vale lembrar que quando a última alternativa é realizada, um novo órgão é reconstituído com o objetivo de armazenar a urina”, explica Pamela Muniz.

A quimioterapia também pode ser feita logo após o procedimento cirúrgico, justamente com o objetivo de eliminar as células cancerígenas que possam existir no local ou na corrente sanguínea.

Prevenção

A oncologista reforça a importância de hábitos saudáveis na rotina. “Realizar atividades físicas regulares, moderar a ingestão de bebidas alcoólicas, não fumar, beber bastante água e ter uma dieta balanceada são essenciais para a prevenção de diversas doenças, inclusive o câncer”.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Que horas o mosquito da dengue mais pica
Saúde

Que horas o mosquito da dengue mais pica?

Veja quais são os principais horários e como se prevenir da doença

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor

curar a gripe rápido
Saúde

Estratégias para curar a gripe mais rápido

Beber água e descansar são algumas das medidas para curar a gripe rápido; veja outras estratégias eficazes