Parassonia: o que é, principais tipos e o que fazer

Bem-estar Saúde Sono
27 de Janeiro, 2022
Parassonia: o que é, principais tipos e o que fazer

Falar durante o sono, sonambulismo, pesadelos constantes e bruxismo. Estas e outras alterações que ocorrem nas variadas fases do sono são chamadas de parassonia. Em algum momento você poderá experimentar uma delas, pois dependem do estilo de vida e dos níveis de estresse

Tipos de parassonia

As parassonias são transtornos do sono ou interferências que atrapalham o equilíbrio e plenitude do descanso, e podem se manifestar em todos os momentos do repouso (sono REM e NREM). 

Parassonias do sono NREM

São mais variadas e ocorrem no ciclo inicial do sono. São elas:

  • Sonambulismo: o indivíduo desperta do sono profundo e não se dá conta disso. Assim, o orpo se movimenta de forma inconsciente. Ou seja, o sonâmbulo pode se levantar e andar pela casa, ficar sentado na cama e fazer outros movimentos sem perceber que está acordado. O comportamento pode durar de minutos a horas (mais raro). Mas, mesmo sem consciência do ocorrido, o sonambulismo pode trazer riscos para a vida do indivíduo, pois ele pode se ferir em uma queda ou batida, além de causar preocupação para os familiares.
  • Despertar confusional: é acordar sem saber onde está. O indivíduo pode ficar desnorteado e agitado, com comportamento agressivo ou chorar copiosamente. Além disso, é comum acordar com o corpo suado e com tremores. A duração varia de minutos para horas.
  • Terror noturno: o despertar acontece de forma súbita e assustadora, com gritos, sensação de estar sendo perseguido e pânico. O coração acelera e o corpo transpira excessivamente. Mas, a pessoa não se lembra se estava sonhando com algo desagradável.
  • Enurese noturna: mais comum entre crianças, é o ato de urinar enquanto dorme. Ocorre de forma involuntária.
  • Bruxismo: o ranger dos dentes pode acontecer em qualquer fase do sono. Como consequência, é comum sentir dores no maxilar e perceber o desgaste nos dentes. Nesses casos, além de investigar as possíveis causas, é recomendado usar uma placa de silicone para reduzir o atrito e as dores. 

Parassonia do sono REM

Se apresentam na fase em que o cérebro está mais ativo, cujos sonhos se tornam tão vívidos que parecem reais. Os pesadelos constantes são um tipo de parassonia, e afligem mais as crianças, pessoas com quadro de estresse pós-traumático ou que estão atravessando um momento delicado em suas vidas. Porém, uma condição preocupante desses episódios é o TC SREM, sigla de transtorno comportamental do sono REM. Assim, além de acordar de um pesadelo, o indivíduo pode se ferir durante o sono ou ferir a pessoa companheira sem se dar conta. 

Leia também: Como uma casa bagunçada atrapalha a qualidade do sono

Como tratar uma parassonia?

A primeira providência é procurar um médico clínico geral para avaliar sua rotina e lhe direcionar para um especialista (neurologista, psicólogo, psiquiatra etc). Assim, o profissional investigará seu estilo de vida, histórico familiar e idade – embora não seja regra, as parassonias afetam majoritariamente crianças e adolescentes, mas os adultos também são vítimas. Pois, exames específicos podem ser solicitados, como a polissonografia, normalmente realizada em um laboratório do sono com o objetivo de monitorar todas as fases do repouso.

Descoberta a origem e fechado o diagnóstico, será prescrito ou não um tratamento com medicamentos. Ou seja, na maioria dos casos é recomendada a higiene do sono, com hábitos que ajudam no equilíbrio do ciclo de repouso. Veja alguns:

  • Evitar assistir noticiários e filmes com conteúdo violento antes de dormir.
  • Desligar telefones e aparelhos eletrônicos à noite.
  • Além disso, fazer refeições leves e cortar alimentos com propriedades estimulantes (café e energéticos, por exemplo). 
  • Buscar atividades mais leves que ajudem a relaxar, principalmente se você tem um dia a dia estressante ou está enfrentando um momento difícil. 
  • Por fim, tomar um banho quente e beber chás com efeito calmante, como camomila e erva-cidreira. 

Fonte: Jean Pedro Garcia, médico clínico geral e neurologista. Atende em consultório próprio em São Paulo (SP).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva