Parar de treinar no final de ano faz mal? Saiba mais

Bem-estar Movimento
30 de Dezembro, 2021
Parar de treinar no final de ano faz mal? Saiba mais

No final de ano, é comum que as pessoas aproveitem as férias para relaxar e deixem os exercícios físicos de lado. Mas aí surge a dúvida: parar de treinar no final de ano faz mal?

Em primeiro lugar, para manter a saúde física e mental é fundamental manter constância na prática de atividades físicas. Por exemplo, se você não tem uma rotina adequada de treinos, alcançar os seus objetivos torna-se ainda mais difícil – tanto para emagrecer quanto para ganhar massa muscular.

Ao parar de treinar no final de ano, por um mês, o corpo pode perder até 30% da capacidade muscular. Isso porque o nosso corpo entende que não existem mais estímulos.

Veja abaixo o que acontece quando você para de se exercitar:

A aptidão cardiovascular começa a diminuir ao parar de treinar no final de ano

A capacidade do corpo de transportar e usar o oxigênio do sangue para o músculo, é chamada de aptidão aeróbica. Com isso, a capacidade funcional do coração também diminui. Após três a quatro semanas de repouso, a frequência cardíaca em repouso aumenta de quatro a 15 batimentos, e o volume de sangue diminui em 5% em 24 horas e 20% em duas semanas.

Leia também: Rotina de exercícios: Saiba como mantê-la no final de ano

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Os efeitos colaterais são menores se você se exercita com frequência

Se você começou a menos de seis meses na vida fitness, é mais provável então que perca o fôlego mais do que pessoas que treinam há um ano ou mais. 

A força começa a diminuir após duas semanas

Quando você para de treinar, as mudanças nos músculos começam a aparecer em poucos dias. Ou seja, o músculo começa a perder as proteínas e, com isso, a força vai diminuindo junto.

Ao parar de treinar no final de ano, o condicionamento diminui mais rápido quando você fica doente

Uma pessoa saudável e que está acostumada com exercícios físicos, quando para de malhar perde massa muscular e aptidão cardiovascular mais lentamente do que alguém que parou devido a uma doença ou lesão.

O estresse de uma doença ou lesão afeta mais o corpo do que simplesmente fazer uma pausa quando você está saudável. Portanto, se for uma cirurgia ou fratura, dependendo do nível você pode levar até um ano para se recuperar totalmente.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

O descanso também também faz parte
Movimento

O descanso também também faz parte

Manter o corpo em movimento costuma ser associado a esforço, disciplina e constância. Mas você já parou para pensar que evoluir também envolve saber a hora

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento
Movimento

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento

Se você já tem uma rotina de treinos e iniciou o tratamento com medicação para obesidade e/ou diabetes, é natural surgir a dúvida: o que muda

Movimento

Sem energia? O movimento pode ser seu aliado

Tem dias em que o corpo parece sem energia, e só de pensar em se exercitar já dá cansaço. Isso é bem comum de acontecer, especialmente