Pano de pia pode conter inúmeras bactérias. Como limpar?
Quase toda casa brasileira tem o famoso pano de pia. Pequeno, ele geralmente é deixado no local e pode ter diferentes utilidades: secar a pia e remover restos de comida são alguns exemplos. O problema? Por ficar constantemente úmido, torna-se um ambiente propício para bactérias e outros micro-organismos. Saiba mais:
Por que o pano de pia pode ser um problema para a nossa saúde?
Porque ele aumenta (e muito) o risco de contaminação cruzada dentro da cozinha. Por exemplo: você manipula uma carne em cima da pia sem saber que ela está contaminada. Então, depois de prepará-la, você passa o pano úmido para limpar o lugar e, em seguida, coloca alguns tomates para fazer uma salada ao lado do objeto sujo.
Esses atos simples podem gerar a proliferação de bactérias patogênicas como Campilobacteriose, Criptosporidiose, Ciclosporíase e até Salmonella. Assim, você pode desenvolver uma intoxicação alimentar e sofrer com sintomas como diarreia, vômitos e náuseas por dias.
Leia também: 6 erros na cozinha que impactam a saúde
O que fazer?
O ideal é trocar o pano de pia por outro utensílio descartável, como o papel-toalha – já existem também versões em tecido que são ótimas opções. Desse modo, você usa apenas uma vez e joga no lixo.
Se você ainda preferir o paninho, o ideal é higienizá-lo com água sanitária todos os dias. Mas depois de uma semana, você ainda precisa substituí-lo por outro.
Além disso, nada de deixar o acessório molhado e enrolado em cima da pia. Estique-o para arejar – o mesmo vale para a esponja, viu? Tente armazená-la em um local seco.