Panetone é mais saudável que chocotone?

Alimentação Bem-estar
08 de Dezembro, 2023
Panetone é mais saudável que chocotone?

O panetone é um dos alimentos mais tradicionais das festas de final de ano. Além da versão clássica, com frutas cristalizadas, existem outras, como o salgado ou o chocotone. No entanto, essa última opção, embora seja a favorita de muita gente – afinal, quem não ama um chocolatinho? – pode atrapalhar a dieta. Isso porque, a depender da quantidade, a combinação do ingrediente rico em gordura com o carboidrato presente naturalmente no panetone pode se tornar uma bomba calórica. Por isso, muita gente opta pelo panetone tradicional, mas será que ele é mais saudável? Descubra agora.

Leia mais: Panetones saudáveis para o Natal: melhores opções e receitas

Panetone é mais saudável que chocotone?

A comparação entre panetone e chocotone em termos de saúde pode depender de vários fatores, incluindo os ingredientes específicos de cada produto, suas quantidades, e as necessidades dietéticas individuais. Veja alguns aspectos gerais:

Teor de gordura

O chocotone tende a ter um teor de gordura maior devido à presença de chocolate e outros ingredientes adicionados, como cobertura de chocolate. Porém, o panetone tradicional, por sua vez, pode conter frutas cristalizadas e passas, mas geralmente não inclui a quantidade significativa de chocolate encontrada no chocotone. Ou seja, ponto para o panetone, que acaba sendo uma versão mais saudável.

Teor de açúcar

Ambos os tipos de panetone costumam ter uma quantidade considerável de açúcar, seja na massa ou nos ingredientes adicionados. Porém, os chocotones, especialmente os que têm cobertura de chocolate, podem ter mais açúcar adicionado.

O panetone é mais saudável porque contém frutas?

A presença de frutas no panetone pode adicionar nutrientes como vitaminas e fibras à mistura. Porém, elas não o tornam mais saudável, pois também são ricas em açúcar. Por outro lado, o chocolate no chocotone pode trazer benefícios antioxidantes, mas também pode adicionar mais calorias e açúcares.

Afinal, qual escolher?

A escolha entre panetone e chocotone muitas vezes se resume ao gosto pessoal. Independentemente da opção, a moderação no consumo é importante. Isso porque consumir grandes quantidades de qualquer um dos dois pode resultar em excesso de calorias, açúcar e gordura.

Em resumo, não há uma resposta definitiva sobre qual panetone é mais saudável. Ambos os produtos são geralmente consumidos como guloseimas festivas, e a chave para uma alimentação equilibrada é aproveitar esses alimentos com moderação. Se você estiver preocupado com questões específicas de saúde, como a quantidade de açúcar ou gordura, recomenda-se verificar os rótulos nutricionais dos produtos específicos que está considerando.

Referência: Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

mulher na academia fazendo elevação pélvica no banco
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica com a barra ou na máquina: qual é melhor?

Exercício é um dos queridinhos quando o assunto é fortalecer os glúteos. Mas qual variação é melhor: elevação pélvica com a barra ou na máquina?

óleo de coco emagrece?
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco emagrece?

Extraído do fruto maduro, o óleo de coco virou febre principalmente por sua fama de que emagrece. Mas será que ele tem esse poder?

foto de um prato com minestrone
Alimentação Bem-estar Receitas

Como fazer a sopa típica de um dos lugares mais longevos do mundo

Minestrone é uma sopa típica da Itália que leva diferentes vegetais e arroz ou macarrão. Veja como fazer o prato que esbanja nutrientes