Osteopatia: O que é e quais são os benefícios

Bem-estar Movimento
20 de Julho, 2020
Osteopatia: O que é e quais são os benefícios

Com a rotina agitada, muitas vezes sobrecarregamos o corpo e mente, o que acaba causando dores em diversas regiões. Para aliviar e tratar tais dores, existem métodos como a osteopatia

A osteopatia é uma técnica que se baseia em aplicar recursos manuais, como massagens, visando o reequilíbrio das funções do organismo e do funcionamento do corpo. Dessa maneira, durante as sessões, o profissional irá trabalhar nas articulações, músculos e nervos para aliviar a dor e melhorar a mobilidade da área afetada.

Fundada pelo médico americano Andrew Taylor Still em 1874, a osteopatia vem sendo cada vez mais estudada e aprimorada pelo mundo todo. Normalmente, é indicada para pessoas que possuem problemas como dores nas costas ou ombros, tendinite, sedentarismo, hérnia de disco, má postura, lesões esportivas ou excesso de estresse.

Assim, a técnica irá ajudar a melhorar a movimentação das articulações, aliviar a tensão muscular e melhorar a circulação sanguínea.

Como é feita

Para iniciar as sessões de osteopatia é necessário passar por uma avaliação detalhada, abordando o histórico dos sintomas e problemas de saúde. Assim, se for identificado algum problema grave de saúde, o osteopata poderá fazer um encaminhamento para um médico, como o ortopedista.

Durante o tratamento, o especialista faz uma série de movimentos com as mãos, como massagens e alongamentos, trabalhando os músculos, ligamentos e nervos para aliviar a dor e restaurar a área afetada.

Dito isso, a osteopatia não causa dor. Porém, dependendo da gravidade das lesões musculares algumas pessoas podem sentir um leve desconforto.

O recomendado é que esse método seja realizado em conjunto com hábitos saudáveis, como a prática de atividade física e dieta balanceada. 

Leia também: Quiropraxia: O que é, para que serve e como funciona

Nem todos podem realizar

Apesar de tratar várias condições, a osteopatia não é recomendada para todos. Portanto, pessoas com fragilidade nos ossos, como a osteoporose e a metástase óssea, não devem realizá-la, pois pode piorar os sintomas e causar outros problemas de saúde. 

Além disso, esta terapia também não é indicada para pessoas com artrite grave, fraturas nos ossos e distúrbios que afetam a coagulação do sangue. 

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva