Ortopedista esportivo: o que é e para que serve

14 de junho, 2022

O ortopedista esportivo é o médico responsável pelo tratamento de lesões relacionadas ao esporte. Mas se engana quem acredita que essa especialidade é voltada apenas para profissionais. 

Hoje em dia, pessoas de qualquer idade e condicionamento físico praticam atividades físicas. Por isso, ter acompanhamento com um ortopedista esportivo é indispensável.

Para que serve o ortopedista esportivo?

Segundo o Dr. Bruno Miranda, ortopedista na Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), a ortopedia do esporte – também conhecida como medicina do exercício e do esporte – serve para realizar o acompanhamento, prevenção ou tratamento de lesões. Assim, proporciona uma prática esportiva saudável e com menos riscos. 

“Uma vez que a lesão aconteça, seja ela por um evento traumático agudo como uma fratura ou por uma lesão crônica associado ao esforço repetitivo com as tendinites ou artrose, este profissional está apto a diagnosticar e tratar a doença por meio de tratamentos cirúrgicos ou não”, explica o médico.

Leia também: Quanto tempo preciso esperar depois de acordar para malhar?

O que a ortopedia esportiva trata?

O ortopedista esportivo trata todas lesões de músculos, tendões, articulações e cartilagem que podem afetar um atleta. Dessa maneira, confira as lesões mais comuns de acordo com o Dr. Bruno: 

  • Rupturas de ligamento;
  • Rupturas de tendão;
  • Distensões e rupturas musculares;
  • Fraturas ( traumáticas ou por stress);
  • Lesões por sobrecarga como canelite ou tendinite;
  • Contusões;
  • Lesões de cartilagem como as lesões osteocondrais;
  • Artrose e instabilidades articulares.

Quando procurar um ortopedista esportivo?

É importante ressaltar que o médico especialista em ortopedia esportiva não trabalha apenas no tratamento de lesões, mas também ajuda na prevenção. Por isso, deve-se levar em consideração realizar um check-up antes de iniciar a prática de atividades físicas, para descartar qualquer problema. Além disso, se você sentir qualquer tipo de dor nas articulações, por exemplo, não pense duas vezes em marcar uma consulta com um ortopedista esportivo.

Fonte: Dr. Bruno Miranda, ortopedista na Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.