Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

Alimentação Bem-estar
18 de Março, 2024
Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo de amendoim é extraído da planta Arachis hypogaea, uma leguminosa nativa da América do Sul. O alimento é popular em bares, estádios e restaurantes por todo o País. Afinal de contas, quem não gosta de petiscar um amendoinzinho? O produto é tão parte da nossa cultura que existe até um projeto de lei para tornar 13 de setembro o Dia Nacional do Amendoim.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), anualmente, o Brasil produz 747 mil toneladas de amendoim. Cerca de 90% dessa produção vêm do Estado de São Paulo, com destaque para as cidades de Tupã (13,6%), Marília (12,7%) e Jaboticabal (12,2%).

Dessa produção, são extraídas 87 mil toneladas de óleo. Desse total, 60% é exportado, sendo a China o maior comprador. Segundo o professor Simão Davi Silber, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP, isso ocorre por conta da alta demanda e mercado consumidor, já que a região possui complicações geográficas:

“A China é muito pobre em recursos naturais. Isso porque está cheia de desertos e grandes altitudes por causa do Himalaia. Portanto, não tinha condição de alimentar uma população que abandonou o campo e que hoje são mais de 500 milhões de pessoas que vivem nas cidades. Depende de quê? Da importação”.

Leia mais: Receitas com pasta de amendoim: 4 opções fit e rápidas!

O óleo de amendoim, além de importante para a balança comercial, também pode auxiliar nosso corpo a manter o equilíbrio. De acordo com Juliana Gimenez Casagrande, nutricionista e doutora em Ciência dos Alimentos, a popularidade do amendoim já é um aspecto positivo do ponto de vista nutricional.

“O amendoim entra dentro de uma classificação de gosto muito popular. É muito comum as pessoas comerem amendoim e gostarem. Ele cabe muito bem para eventos, reuniões… Ele tem essa conotação de petisco e isso, para nutrição, já é algo muito muito bom, porque a gente estuda muito a questão do relacionamento com o alimento e não simplesmente o que ele tem de vitamina e mineral,” explica Juliana.

Para além do valor afetivo, o amendoim (e o óleo extraído dele) é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental. Além disso, contém antioxidantes como o resveratrol, que previne doenças como o Alzheimer, ao desintoxicar o corpo de moléculas nocivas.

O maior benefício do amendoim, segundo a doutora Juliana, é a presença das gorduras poli insaturadas, especialmente o Ômega 6: “Já tem diversos estudos comprovando boas atividades fisiológicas e metabólicas do Ômega 6. Por exemplo, para o sistema imunológico, parte estética, saúde cardiovascular e muitas outras”.

Leia mais: Ômega 3: Para que serve, benefícios e como tomar

Bom para frituras

A doutora explica também que o óleo de amendoim possui um ponto de fumaça alto (232 ºC, segundo o Guia Michelin). Isso o torna ideal para frituras: “O ponto de fumaça é o momento em que o óleo começa a degradar, que ele começa a oxidar e a formar toxinas. Uma delas é a acroleína, que já tem indícios de um possível poder cancerígeno”.

Portanto, quanto maior for o ponto, mais tempo o óleo pode fritar sem gerar toxinas. O óleo de amendoim é tão resistente quanto o de soja, o mais utilizado para esse fim. Além disso, é bem mais resistente que o azeite de oliva.

Contudo, a especialista explica que o amendoim é rico em gorduras e deve-se ter cuidado com o consumo das gorduras. “Lipídio (molécula da gordura) é calórico. Assim, na comparação com os demais macronutrientes, fornece nove calorias por grama. Então, esse é o maior cuidado, de não ficar ali petiscando e achando que está tudo bem, porque isso no final do dia pode aumentar bastante o consumo calórico”.

Por fim, o ideal é buscar o equilíbrio no consumo. “De repente variar com a oleaginosas, que são castanhas, nozes e harmonizam muito bem com amendoim. A ideia é ter variedade. Essa é a grande construção de uma boa alimentação” conclui Juliana.

Fonte: Jornal da USP.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva