O que não fazer antes e depois do exame de sangue

Saúde
25 de Fevereiro, 2022
O que não fazer antes e depois do exame de sangue

Auxiliares em diagnósticos de saúde, os exames laboratoriais exigem uma série de cuidados para garantir a segurança do paciente e a exatidão dos resultados. E é por isso que para boa parte deles há uma série de condutas a serem seguidas no período anterior e posterior à coleta. Você vai ver quais são elas em relação aos testes mais requisitados: os exames de sangue. A seguir, veja o que fazer e o que não fazer antes e depois do exame de sangue.

O que não fazer antes e depois do exame de sangue

De maneira geral, as seguintes práticas devem ser evitadas:

Antes

  • Quebrar o jejum necessário: em geral, o exame deve ser feito com o paciente em jejum de no mínimo oito horas e no máximo 12 horas. E não se engane: mesmo a ingestão de um cafezinho adoçado pode atrapalhar, porque o açúcar, ainda que em pequena quantidade, já é capaz de modificar o resultado.
  • Exceder o jejum: o jejum, no entanto, não pode passar de 14 horas.
  • Evitar tomar água: o jejum não inclui água, então pode beber! Mas sem excessos.
  • Comer excessivamente no dia anterior: idealmente, nos três dias que antecedem a coleta a alimentação habitual deve ser mantida, sem exageros, e, de preferência, sem a ingestão de bebidas alcoólicas. 
  • Praticar exercícios físicos intensos: os excessos também devem ser evitados em relação às atividades físicas no período que antecede o exame.
  • Fumar: fumar no dia da coleta é mais uma contraindicação, pois alguns testes podem ser alterados pelo fumo, como a dosagem de glicose.
  • Dormir mal: uma noite mal dormida pode interferir nos níveis sanguíneos.
  • Ingerir medicamentos logo antes da coleta: o uso de medicamentos habituais não deve ser suspenso por conta do exame (a não ser que haja indicação médica), porém imediatamente antes da coleta, a orientação é não ingerir nenhum tipo de medicamento.

Logo após a coleta

  • Pressionar o local da punção (em pacientes que utilizam anticoagulantes, a pressão deve ser mantida por tempo mais prolongado – três minutos ou até parar de sangrar).
  • Massagear o local enquanto pressiona.
  • Carregar peso excessivo.
  • Dobrar o braço.

Sabe o hematoma, muitas vezes dolorido, que fica no braço logo após o exame ser feito? Para evitar que piore, é importante seguir as medidas listadas acima. 

Leia também: Mamografia: como é feito o exame e quem deve realizá-lo

O que não fazer antes e depois do exame de sangue: Importância dos cuidados

A fase que antecede a análise da amostra concentra a maior parte dos equívocos que podem gerar resultados incoerentes com o quadro clínico do paciente, sabia? Isso é o que diz a literatura científica. E estima-se, ainda, que problemas nessa etapa sejam responsáveis por cerca de 70% dos erros ocorridos nos laboratórios. 

É por isso que é tão importante informar-se onde for fazer o teste quais são os cuidados necessários, o que fazer e o que não fazer antes e depois do exame de sangue. Como você viu, fatores como o tipo de alimentação, a prática de exercício físico, mudanças abruptas na rotina e o uso de medicamentos podem interferir na análise. Cada teste exige um cuidado, então informe-se.

Fonte: David Paliari Zuin (CRM-SP 129.495) é médico pós-graduado em endocrinologia, nutrologia e gestão em saúde. Atua no setor de clínica médica no Hospital São Francisco de Mogi Guaçu (SP) e é coordenador médico do SAMU Regional Baixa Mogiana.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

O que é esquizofrenia
Bem-estar Equilíbrio Saúde

O que é esquizofrenia?

Sintomas incluem alucinações e isolamento social

Saúde

Como criar novos hábitos?

Instalando hábitos novos Quando queremos mudar nossa vida fica muito mais fácil focar em instalar novos hábitos do que em eliminar os hábitos antigos. É mais

Saúde

Vamos falar de compulsão alimentar?

Você sabia que 25 a 30% da população mundial está acima do peso? A compulsão alimentar é considerada um distúrbio alimentar caracterizado pela ingestão exagerada de