Auxiliares em diagnósticos de saúde, os exames laboratoriais exigem uma série de cuidados para garantir a segurança do paciente e a exatidão dos resultados. E é por isso que para boa parte deles há uma série de condutas a serem seguidas no período anterior e posterior à coleta. Você vai ver quais são elas em relação aos testes mais requisitados: os exames de sangue. A seguir, veja o que fazer e o que não fazer antes e depois do exame de sangue.
De maneira geral, as seguintes práticas devem ser evitadas:
Sabe o hematoma, muitas vezes dolorido, que fica no braço logo após o exame ser feito? Para evitar que piore, é importante seguir as medidas listadas acima.
Leia também: Mamografia: como é feito o exame e quem deve realizá-lo
A fase que antecede a análise da amostra concentra a maior parte dos equívocos que podem gerar resultados incoerentes com o quadro clínico do paciente, sabia? Isso é o que diz a literatura científica. E estima-se, ainda, que problemas nessa etapa sejam responsáveis por cerca de 70% dos erros ocorridos nos laboratórios.
É por isso que é tão importante informar-se onde for fazer o teste quais são os cuidados necessários, o que fazer e o que não fazer antes e depois do exame de sangue. Como você viu, fatores como o tipo de alimentação, a prática de exercício físico, mudanças abruptas na rotina e o uso de medicamentos podem interferir na análise. Cada teste exige um cuidado, então informe-se.
Fonte: David Paliari Zuin (CRM-SP 129.495) é médico pós-graduado em endocrinologia, nutrologia e gestão em saúde. Atua no setor de clínica médica no Hospital São Francisco de Mogi Guaçu (SP) e é coordenador médico do SAMU Regional Baixa Mogiana.