O que não fazer antes e depois do exame de sangue

Saúde
25 de Fevereiro, 2022
O que não fazer antes e depois do exame de sangue

Auxiliares em diagnósticos de saúde, os exames laboratoriais exigem uma série de cuidados para garantir a segurança do paciente e a exatidão dos resultados. E é por isso que para boa parte deles há uma série de condutas a serem seguidas no período anterior e posterior à coleta. Você vai ver quais são elas em relação aos testes mais requisitados: os exames de sangue. A seguir, veja o que fazer e o que não fazer antes e depois do exame de sangue.

O que não fazer antes e depois do exame de sangue

De maneira geral, as seguintes práticas devem ser evitadas:

Antes

  • Quebrar o jejum necessário: em geral, o exame deve ser feito com o paciente em jejum de no mínimo oito horas e no máximo 12 horas. E não se engane: mesmo a ingestão de um cafezinho adoçado pode atrapalhar, porque o açúcar, ainda que em pequena quantidade, já é capaz de modificar o resultado.
  • Exceder o jejum: o jejum, no entanto, não pode passar de 14 horas.
  • Evitar tomar água: o jejum não inclui água, então pode beber! Mas sem excessos.
  • Comer excessivamente no dia anterior: idealmente, nos três dias que antecedem a coleta a alimentação habitual deve ser mantida, sem exageros, e, de preferência, sem a ingestão de bebidas alcoólicas. 
  • Praticar exercícios físicos intensos: os excessos também devem ser evitados em relação às atividades físicas no período que antecede o exame.
  • Fumar: fumar no dia da coleta é mais uma contraindicação, pois alguns testes podem ser alterados pelo fumo, como a dosagem de glicose.
  • Dormir mal: uma noite mal dormida pode interferir nos níveis sanguíneos.
  • Ingerir medicamentos logo antes da coleta: o uso de medicamentos habituais não deve ser suspenso por conta do exame (a não ser que haja indicação médica), porém imediatamente antes da coleta, a orientação é não ingerir nenhum tipo de medicamento.

Logo após a coleta

  • Pressionar o local da punção (em pacientes que utilizam anticoagulantes, a pressão deve ser mantida por tempo mais prolongado – três minutos ou até parar de sangrar).
  • Massagear o local enquanto pressiona.
  • Carregar peso excessivo.
  • Dobrar o braço.

Sabe o hematoma, muitas vezes dolorido, que fica no braço logo após o exame ser feito? Para evitar que piore, é importante seguir as medidas listadas acima. 

Leia também: Mamografia: como é feito o exame e quem deve realizá-lo

O que não fazer antes e depois do exame de sangue: Importância dos cuidados

A fase que antecede a análise da amostra concentra a maior parte dos equívocos que podem gerar resultados incoerentes com o quadro clínico do paciente, sabia? Isso é o que diz a literatura científica. E estima-se, ainda, que problemas nessa etapa sejam responsáveis por cerca de 70% dos erros ocorridos nos laboratórios. 

É por isso que é tão importante informar-se onde for fazer o teste quais são os cuidados necessários, o que fazer e o que não fazer antes e depois do exame de sangue. Como você viu, fatores como o tipo de alimentação, a prática de exercício físico, mudanças abruptas na rotina e o uso de medicamentos podem interferir na análise. Cada teste exige um cuidado, então informe-se.

Fonte: David Paliari Zuin (CRM-SP 129.495) é médico pós-graduado em endocrinologia, nutrologia e gestão em saúde. Atua no setor de clínica médica no Hospital São Francisco de Mogi Guaçu (SP) e é coordenador médico do SAMU Regional Baixa Mogiana.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

chás para desintoxicar o fígado
Alimentação Bem-estar Saúde

Como desintoxicar o fígado? Veja 5 melhores opções de chá

Confira as opções de bebidas quentes que trazem benefícios para a saúde hepática

homem sentado na cama, ao lado da cabeceira, com as mãos na cabeça, tendo dificuldade para dormir
Bem-estar Saúde Sono

Problemas para dormir? Estudo relaciona a qualidade do sono com condições crônicas

A irregularidade do sono está diretamente relacionada ao risco aumentado de doenças crônicas, como obesidade.

bruxismo
Saúde

Bruxismo: será que você tem? Veja principais tratamentos

Bruxismo, o ato involuntário de ranger os dentes, pode afetar até quem não imagina conviver com ele. Veja como descobrir se é o seu caso