Comportamento narcisista revela insegurança, diz estudo

Bem-estar Equilíbrio
22 de Abril, 2022
Comportamento narcisista revela insegurança, diz estudo

Na era das selfies e curtidas, não é tão difícil se deparar com narcisistas. Você provavelmente já ouviu alguém se autovalorizar de forma exacerbada e pode até ter ficado incomodado com a situação. Em geral, tendemos a pensar que tais pessoas são egocêntricas e que lhes falta humildade. Mas esses comportamentos revelam, na verdade, uma alta insegurança pessoal. Afinal, o que é ser narcisista: uma pessoa com excesso ou falta de amor próprio?

O transtorno de personalidade narcisista está associado à insegurança. Normalmente, pessoas que convivem com essa condição costumam necessitar uma certa admiração desproporcional. Além disso, elas não demonstram traços de empatia. Pelo contrário, muitas vezes há um certo desdém em relação ao outro.

Um estudo realizado no Departamento de Psicologia da Universidade de Nova York revelou que existem narcisistas considerados “vulneráveis”, isto é, indivíduos que têm baixa autoestima e são extremamente sensíveis a críticas. Por outro lado, os resultados, publicados na revista Personality and Individual Differences, também mostararam alguns que realmente possuem uma autoestima alta e engrandecimento por si próprio.

O estudo

A pesquisa envolveu 270 adultos com idade média de 20 anos. Eles foram analisados a partir de uma escala desenvolvida pelo grupo de estudo para avaliar a auto elevação performativa. Ela utilizou diferentes pontos para a investigação, por exemplo: desejabilidade social, autoestima e psicopatia.

Os pesquisadores chegaram à conclusão de que os narcisistas vulneráveis são inseguros e acabam por demonstrar senso de superioridade ou se parabenizam nas redes sociais como forma de compensar o verdadeiro sentimento que nutrem por si próprios.

O que é uma pessoa narcisista?

O mito grego que deu nome a tal condição conta a história de Narciso, filho do deus do rio Cefiso e da ninfa Liríope. Durante a narrativa, ele se apaixona pelo próprio reflexo e acaba morto de fome e sede à beira da fonte na qual via o reflexo da sua imagem.

Antes mesmo do estudo, especialistas já haviam antecipado que uma parcela dos narcisistas são bastante inseguros. “Os indivíduos narcisistas são, na verdade, prejudicados pela insegurança e pela vergonha, e toda a sua vida é uma tentativa de regular sua imagem”, foi o que disse a psicóloga clínica Ramani Durvasula, professora da California State University, em Los Angeles.

Entretanto, depender da validação externa é uma grande armadilha na tentativa de consolidar autoconfiança e autoestima. Esses pilares precisam ser trabalhados de dentro para fora. Por isso, quando uma pessoa insegura passa a agir de maneira narcísica, muito provavelmente ela não causará um efeito positivo nas outras pessoas, e o quadro de insegurança tende a se agravar.

Assim, é importante entender que a insegurança, assim como a depressão, por exemplo, não pode ser apontada com facilidade, já que as pessoas a manifestam de formas diferentes. Algumas, em vez de adotarem comportamentos narcísicos, se autodepreciam constantemente e não se sentem dignas do amor do outro.

Ajuda

Seja qual for a forma com a qual a pessoa insegura lida e transparece esse sentimento, é necessário a busca por uma ajuda profissional. O psicólogo tem a capacidade de identificar tais questões e encontrar maneiras de ajudar o paciente a construir uma autoestima consolidada — que não dependa da aprovação de terceiros.

Também é possível adotar alguns outros hábitos, concomitantemente ao processo terapêutico, para melhorar essa relação consigo. Por exemplo: cercar-se de pessoas que a façam bem; fazer uma lista com as suas qualidades e conquistas; criar uma rotina de autocuidado; cortar relacionamentos tóxicos da sua vida e fazer exercícios físicos.

Leia mais: Autoestima: O que é e como melhorar a sua

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor