Nutriente para um cérebro jovem e saudável: confira dica de expert

Alimentação Saúde
14 de Outubro, 2022
Nutriente para um cérebro jovem e saudável: confira dica de expert

Com o passar do tempo, é natural nos preocuparmos mais com recursos que previnem o envelhecimento da pele. Contudo, é importante ter o mesmo cuidado com aquilo que não vemos. O cérebro, por exemplo, requer hábitos para se manter afiado em todas as fases da vida. Uma Naidoo, autora do livro This is your brain on food, que elenca os melhores alimentos para a saúde cerebral, alega que existe um nutriente para um cérebro jovem e saudável. Trata-se das vitaminas do complexo B, que reúne oito tipos do nutriente.

Veja também: Como ter mais bem-estar? 4 passos essenciais para uma vida equilibrada

Nutriente para um cérebro jovem e saudável: principais tipos e benefícios da vitamina B

De forma geral, as vitaminas do complexo B desempenham um papel importante nas funções do organismo. A seguir, veja as mais comentadas por Naidoo e os benefícios ao consumi-las.

Ácido fólico (vitamina B9)

Em entrevista à BBC, a psiquiatra nutricional da Universidade de Harvard afirma que a vitamina B9 é uma de suas “favoritas”, pois está presente em atividades vitais para o cérebro. Por exemplo, na formação do DNA, da limpeza e reparação celular e da atividade dos neurotransmissores. Em outras palavras, ela é uma espécie de fio condutor das atividades cerebrais, que vão de tarefas simples ao aprendizado de informações complexas.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), é possível encontrar a B9 em feijões, ovos, vegetais folhosos, milho e grãos integrais. Ou seja, é um nutriente para um cérebro jovem e saudável facilmente disponíveis em alimentos variados.

Tiamina (vitamina B1)

Essencial para as funções cognitivas, a B1 ainda participa do processo contra o estresse oxidativo. Ou seja, a vitamina auxilia na prevenção do envelhecimento em geral, além do declínio cognitivo, efeito natural da ação do tempo. Embora não existam estudos que comprovem a redução de chances de demência, a ingestão adequada de B1 traz bons acréscimos à memória.

Piridoxina (vitamina B6)

Apesar de Naidoo não entrar em detalhes sobre as propriedades da vitamina B6, o nutriente possui recursos interessantes. Um estudo recente da Universidade de Reading, do Reino Unido, reuniu 478 voluntários que consumiram altas doses de B6.

Os participantes possuíam transtornos de ansiedade ou depressão ou ambos, e vitamina B6 ajudou a amenizar os sintomas das condições. De acordo com o estudo, o motivo é que a vitamina seria responsável por produzir um neurotransmissor que inibe os efeitos dos distúrbios emocionais.

Cobalamina (B12)

Na avaliação de Naidoo, a cobalamina é indispensável para um sistema nervoso saudável. Diversas pesquisas apontam a B12 como uma aliada contra a demência, pois atua na eliminação da homocisteína, uma proteína nociva para o organismo e o cérebro. Além disso, ela possui efeito protetor na estrutura dos neurônios, o que preserva a memória e demais funções nervosas.

Alimentos que ajudam a manter o cérebro jovem e saudável

A boa alimentação é a principal chave para uma saúde plena. Investir em opções variadas nas refeições é uma boa estratégia para colher todos os nutrientes, inclusive as vitaminas da família B. Veja as fontes que não podem faltar no seu prato:

  • Sementes: linhaça, girassol e chia.
  • Iogurtes: dê preferência aos naturais e sem açúcar. Os probióticos também são uma excelente alternativa.
  • Ovos: de galinha ou codorna, prefira a versão cozida.
  • Peixes: existem uma infinidade de opções, a qual se destaca o salmão, segundo a especialista.
  • Grãos: feijões, lentilhas, ervilhas, milho e grão-de-bico são exemplos acessíveis.
  • Mirtilos: também conhecidos como blueberries, os mirtilos podem ser incluídos em vitaminas, saladas de frutas e sucos.

Cada indivíduo possui uma necessidade específica, que requer avaliação nutricional para a quantidade certa de vitaminas e minerais. Por essa razão que a variedade do cardápio se torna fundamental para evitar quaisquer deficiências de nutrientes. Consulte um nutricionista para verificar se você precisa de mais aporte de vitamina B e se é o caso de considerar a suplementação nesse objetivo.

Sobre o autor

Amanda Preto
Jornalista especializada em saúde, bem-estar, movimento e professora de yoga há 10 anos.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas