Nova vacina inalável contra Covid servirá como dose de reforço na China

Saúde
27 de Outubro, 2022
Nova vacina inalável contra Covid servirá como dose de reforço na China

Nesta última quarta-feira (26), a cidade de Xangai, na China, começou a oferecer a nova vacina inalável contra Covid. O imunizante foi produzido pela farmacêutica chinesa CanSinoBio. A princípio, a versão inalatória da vacina servirá apenas como dose de reforço.

Veja também: Queijos na gravidez: afinal, quais tipos estão liberados para as gestantes?

Como funciona a nova vacina inalável contra Covid?

nova vacina inalatória contra covid

Aparelho armazena e libera o imunizante no copo. Foto: Divulgação/CanSinoBio

O imunizante possui forma de fumaça e, portanto, requer a inalação pela boca. Ou seja, não necessita de agulhas e mostrou boa eficácia em pacientes que haviam tomado duas doses de reforço de fabricantes diferentes.

Em síntese, a pessoa recebe a vacina em um copo descartável tampado com um bico. O interior do copo possui a fumaça e, então, basta posicionar a boca no bico e inspirar o conteúdo. Logo depois, é preciso segurar a respiração por aproximadamente 5 segundos para concluir o processo.

Os desenvolvedores da alternativa creem que ela será útil para quem tem medo de agulhas, por exemplo. Outro ponto positivo, de acordo com a fabricante, é que a nova vacina inalável contra Covid oferece praticidade. Dessa forma, é possível incluí-la em locais com sistemas de saúde com pouca estrutura para armazenar e aplicar vacinas injetáveis.

“Com apenas um quinto da dosagem da versão intramuscular, a inalatória estimula a resposta imunológica do corpo imitando a infecção natural do vírus”, afirma a CanSioBio em comunicado oficial. Além disso, a farmacêutica alega que o imunizante gera menos efeitos colaterais do que as convencionais injetáveis, “o que reforça, uma proteção segura e eficaz para as pessoas”.

Afinal, quando a nova vacina inalatória contra Covid chegará ao Brasil?

Por enquanto, não há informações de distribuição da nova vacina para o Brasil e demais países do mundo. Todavia, o SUS continua oferecendo as vacinas convencionais para toda a população.

Assim, é fundamental ficar de olho nas doses de reforço e reaplicá-las conforme as orientações do Ministério da Saúde e secretarias locais.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite