Pesquisa mostra que nostalgia pode aliviar dores moderadas

Bem-estar Equilíbrio
08 de Março, 2022
Pesquisa mostra que nostalgia pode aliviar dores moderadas

Memórias de momentos bons nos causam a impressão de que estamos, por alguns instantes, sendo transportados para um lugar único e em paz. E tal sentimento não é em vão. Na verdade, um estudo publicado na revista The Journal of Neuroscience revelou que a sensação de nostalgia pode ajudar a aliviar a dor de grau moderado.

Pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências fizeram um estudo com adultos a fim de entender o impacto da nostalgia em áreas do cérebro relacionadas à dor. Durante o experimento, eles realizaram exames de ressonância magnética funcional nos participantes. Enquanto eram submetidos ao procedimento, os adultos observaram uma série de imagens e objetos que remetiam à infância, revezadas com algumas imagens de controle (representações da vida cotidiana).

Além disso, os participantes receberam diversos estímulos térmicos na pele que causavam desconforto. Ao longo do processo, eles classificavam o nível de nostalgia de cada figura e avaliavam o estímulo que estavam sentindo.

Ao final do procedimento, os pesquisadores perceberam que as imagens nostálgicas diminuíram o incômodo causado pelos estímulos quando comparadas com as imagens de controle. Elas também reduziam a ação do giro lingual esquerdo e do giro para-hipocampal, duas regiões do cérebro vinculadas à percepção da dor.

Nostalgia, dor e pandemia

Além de aliviar a dor, a nostalgia também se mostrou positiva durante o isolamento social causado pela pandemia de Covid-19. Pesquisadores das Universidades de Southampton, na Inglaterra, e de Zhejiang, na China, realizaram um estudo e descobriram que: “A nostalgia aumenta a felicidade imediatamente após a manipulação e, com um impulsionador, até dois dias depois. É um recurso psicológico que pode ser aproveitado para aumentar a felicidade e ajudar a combater a solidão”.

Leia mais: Nostalgia pode aumentar a felicidade durante a pandemia

A nostalgia pode ser prejudicial?

Apesar de todos os benefícios trazidos pela nostalgia, tal sensação pode ser prejudicial em algumas circunstâncias. Caso o indivíduo não saiba lidar com a intensidade do sentimento, por exemplo, é possível que ele seja tomado por sensações ligadas à tristeza e ao desânimo. O desejo de voltar ao passado pode se tornar tão grande que o presente fica comprometido.

Além disso, existem situações nas quais a pessoa não enxerga mais felicidade naquilo que passou. Relembrar traz muito sofrimento e causa uma dor quase insuportável. Assim, dependendo do tempo de duração desse sentimento, o indivíduo pode desenvolver alguns transtornos, como depressão e ansiedade.

O mais interessante é buscar construir uma relação saudável com a nostalgia — isto é, lembrar dos momentos que foram bons, mas não se esquecer de tudo o que ainda pode acontecer. Lembre-se: se lidar com a saudade for muito difícil, a ajuda de um profissional, como um psicólogo, é sempre indicada.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

mulher fazendo o exercício peck deck na academia
Bem-estar Movimento

Peck deck (voador): o que é, para que serve e como fazer o exercício

Entenda quais músculos o peck deck aciona, como executar corretamente e quais exercícios podem substituí-lo nos dias mais cheios da academia

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros