Pesquisa mostra que nostalgia pode aliviar dores moderadas

Bem-estar Equilíbrio
08 de Março, 2022
Pesquisa mostra que nostalgia pode aliviar dores moderadas

Memórias de momentos bons nos causam a impressão de que estamos, por alguns instantes, sendo transportados para um lugar único e em paz. E tal sentimento não é em vão. Na verdade, um estudo publicado na revista The Journal of Neuroscience revelou que a sensação de nostalgia pode ajudar a aliviar a dor de grau moderado.

Pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências fizeram um estudo com adultos a fim de entender o impacto da nostalgia em áreas do cérebro relacionadas à dor. Durante o experimento, eles realizaram exames de ressonância magnética funcional nos participantes. Enquanto eram submetidos ao procedimento, os adultos observaram uma série de imagens e objetos que remetiam à infância, revezadas com algumas imagens de controle (representações da vida cotidiana).

Além disso, os participantes receberam diversos estímulos térmicos na pele que causavam desconforto. Ao longo do processo, eles classificavam o nível de nostalgia de cada figura e avaliavam o estímulo que estavam sentindo.

Ao final do procedimento, os pesquisadores perceberam que as imagens nostálgicas diminuíram o incômodo causado pelos estímulos quando comparadas com as imagens de controle. Elas também reduziam a ação do giro lingual esquerdo e do giro para-hipocampal, duas regiões do cérebro vinculadas à percepção da dor.

Nostalgia, dor e pandemia

Além de aliviar a dor, a nostalgia também se mostrou positiva durante o isolamento social causado pela pandemia de Covid-19. Pesquisadores das Universidades de Southampton, na Inglaterra, e de Zhejiang, na China, realizaram um estudo e descobriram que: “A nostalgia aumenta a felicidade imediatamente após a manipulação e, com um impulsionador, até dois dias depois. É um recurso psicológico que pode ser aproveitado para aumentar a felicidade e ajudar a combater a solidão”.

Leia mais: Nostalgia pode aumentar a felicidade durante a pandemia

A nostalgia pode ser prejudicial?

Apesar de todos os benefícios trazidos pela nostalgia, tal sensação pode ser prejudicial em algumas circunstâncias. Caso o indivíduo não saiba lidar com a intensidade do sentimento, por exemplo, é possível que ele seja tomado por sensações ligadas à tristeza e ao desânimo. O desejo de voltar ao passado pode se tornar tão grande que o presente fica comprometido.

Além disso, existem situações nas quais a pessoa não enxerga mais felicidade naquilo que passou. Relembrar traz muito sofrimento e causa uma dor quase insuportável. Assim, dependendo do tempo de duração desse sentimento, o indivíduo pode desenvolver alguns transtornos, como depressão e ansiedade.

O mais interessante é buscar construir uma relação saudável com a nostalgia — isto é, lembrar dos momentos que foram bons, mas não se esquecer de tudo o que ainda pode acontecer. Lembre-se: se lidar com a saudade for muito difícil, a ajuda de um profissional, como um psicólogo, é sempre indicada.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva