Nó muscular: Entenda o que é e como tratar

Bem-estar Movimento
18 de Agosto, 2020
Bianca Carolina Pichirilli
Revisado por
Educadora Física • CREF 144786-G/SP
Nó muscular: Entenda o que é e como tratar

Ter uma postura inadequada, fazer movimentos repetitivos e estar sempre tenso são fatores que contribuem com os nós musculares, o que gera dores e dificulta a qualidade de vida. O nó muscular é uma área sensível dos músculos que se contraem quando as fibras musculares ficam comprimidas e tensas, mesmo em repouso. 

Esses nós também são conhecidos pelos médicos como pontos-gatilho miofasciais. Dessa maneira, ao tocar os nós musculares, eles podem ficar inchados, tensos ou irregulares, o que contribui para a sensação de dor nos músculos e articulações.

Os pontos de gatilhos são classificados pelos médicos como dor referida. Ou seja, ao pressionar o ponto-gatilho, a dor se espalha para os músculos próximos.

Fatores como estresse, uso excessivo dos músculos, estilo de vida sedentário e uma má postura podem contribuir para o desenvolvimento de nós musculares. Além disso, outro fator provável é a falta de alongamento.

No geral, os nós costumam surgir especialmente nas costas, ombros e pescoço.

Como tratar o nó muscular

A boa notícia é que o nó muscular tem cura e podem ser tratados de diversas maneiras:

Alongamento

O alongamento é fundamental para relaxar os músculos e reduzir a tensão e dor. Portanto, busque alongar a região dolorida dentro de suas limitações, sem realizar esforços que podem causar dores.

Para obter melhores resultados, mantenha os alongamentos por pelo menos 30 segundos e volte devagar para reduzir o risco de lesões.

alongamento

Leia também: Alongamento para diminuir a tensão no pescoço

Exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é a melhor opção para cuidar da saúde física e mental. Com os nós musculares não é diferente.

O exercício aeróbico, por exemplo, pode ajudar a reduzir as dores dos nós musculares. Assim, faça polichinelos, natação ou qualquer outra atividade que foque nos movimento dos braços.

Bolas de tênis

As bolas de tênis também podem ser uma ótima alternativa para lidar com o nó muscular. 

Desse modo, deite-se no chão e coloque bolas de tênis sob os pontos de dor. Em seguida, pressione suavemente e tente rolar a região afetada sobre as bolas. 

Embora você possa sentir dor e desconforto no início, com o tempo será possível obter os benefícios.

Leia também: Alongamentos e exercícios para quem tem dor nas costas

Automassagem 

Dependendo do caso, você pode praticar a automassagem nos músculos tensos e doloridos.

Localize o nó muscular e use os dedos para massagear suavemente, concentrando-se em tentar soltar as fibras musculares tensas e aliviar a tensão. Logo depois, pressione firmemente na área afetada e faça pequenos círculos com os dedos.

Acupuntura para nó muscular

acupuntura

A acupuntura costuma ser uma ótima opção para tratar dores musculares. Isso porque as agulhas utilizadas durante as sessões agem indo direto ao centro do nó muscular.

Dito isso, você pode observar resultados imediatos, logo após a primeira sessão de acupuntura.

Terapia quente e fria

A combinação entre o calor e o frio são ótimos para aliviar as dores e inflamações causadas pelos nós musculares.

Nesse sentido, o frio ajuda a contrair os vasos sanguíneos, o que reduz o inchaço. Então, aplique uma compressa de água fria na área afetada por 10 minutos e fique sem por 15 minutos. Repita o procedimento caso necessário, para encontrar alívio.

Já o calor relaxa e solta os músculos rígidos, aliviando a dor. Para aplicar calor, use uma bolsa térmica ou tome um banho quente.

Rolo de espuma para nó muscular

rolo de liberação miofascial

O rolo de espuma geralmente é utilizado nas academias, mas também é uma ferramenta essencial para tratar os nós musculares.

Para iniciar, coloque o rolo de espuma chão e deite-se sobre ele de forma que a área dolorida caia em cima do rolo. Agora vá rolando lentamente sobre ele. É importante ressaltar que o acessório não deve ser utilizado por mais de 3 minutos.

Leia mais em: Rolo de liberação miofascial: Erros ao usar o acessório

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

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