Nódulo na fossa nasal: condição fez Gal Costa pausar shows

Saúde
10 de Novembro, 2022
Nódulo na fossa nasal: condição fez Gal Costa pausar shows

Aos 77 anos, a cantora Gal Costa morreu na última quarta-feira (09). Embora o hospital em que Gal estava internada não tenha divulgado a causa do falecimento, é sabido que a cantora enfrentava alguns problemas de saúde nos últimos meses. Recentemente, ela passou por uma cirurgia de retirada do nódulo na fossa nasal, o que acabou a afastando dos palcos desde setembro. Entenda o que é esse tipo de nódulo, bem como seu diagnóstico e tratamento.

Leia mais: Câncer no nariz: afinal,quais os sintomas e como fazer o diagnóstico?

O que é o nódulo na fossa nasal?

De acordo com o Dr. Fernando Bevilacqua, otorrinolaringologista, algumas malformações podem surgir no nariz logo no nascimento. Outras, no entanto, podem ser adquiridas ao longo da vida. É o caso do nódulo na fossa nasal.

“O nódulo é uma lesão pequena, arredondada. Trata-se de um tipo de câncer causado pelo aumento de células que cresceram”, explica.

Riscos da cirurgia

Ainda segundo o médico, o principal risco é o sangramento, sobretudo se estiver próximo aos grandes vasos sanguíneos que existem no nariz. Outro risco é o de infecções, podendo, inclusive, causar meningite.

Dessa forma, a morte de Gal Costa, aponta o médico, pode sim ter sido pela cirurgia de nódulo na fossa nasal. “Eu não posso precisar se a morte pode ter sido uma consequência do procedimento cirúrgico. Eventualmente, se ela teve um grande sangramento, pode ter sido a causa. Pode, ainda, ser uma complicação tardia do procedimento cirúrgico, já que existem algumas complicações relacionadas com a com processos inflamatórios infecciosos que vão para a corrente sanguínea. Todo procedimento cirúrgico tem riscos”, afirma o especialista.

Sintomas

Embora dificilmente cause morte, o nódulo na fossa nasal pode tampar a respiração, o que no caso de uma cantora profissional como Gal Costa é um problema e pode causar até alterações no timbre de voz. Veja outros sintomas:

  • Obstrução do nariz
  • Nariz sangrando
  • Nariz escorrendo, causando muita secreção
  • Dor na face
  • Odor dentro do nariz
  • Mudança no olfato

Diagnóstico do nódulo na fossa nasal

Primeiramente, aponta o Dr. Fernando, é feito um exame físico. “A gente abre com espectro nasal e observa. Se tiver alguma alteração ou dúvida, eu lanço mão num procedimento que é rápido, que não dói, mas que incomoda um pouco, que é a nasofibroscopia. Trata-se de uma câmera que a gente passa por dentro do nariz. Assim, de forma objetiva, verifica se tem alguma lesão”, explica o médico.

No entanto, em pacientes sem lesão, mas com sintomas, são necessários exames de imagem. “Normalmente, a gente começa com a tomografia de face, pois ela traz as relações dos tecidos moles com a parte óssea”, explica o Dr. Fernando. Caso as imagens apontem algum tipo de lesão, pode ser necessário um procedimento cirúrgico — como foi feito com Gal Costa — ou exames complementares, como a ressonância magnética.

Fontes:

  • Dr. Fernão Bevilacqua, Otorrinolaringologista do Hospital Albert Sabin de SP (HAS) e Membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Academia Brasileira de Audiologia APM CFM. CRM  143.759

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

O que é esquizofrenia
Bem-estar Equilíbrio Saúde

O que é esquizofrenia?

Sintomas incluem alucinações e isolamento social

Saúde

Como criar novos hábitos?

Instalando hábitos novos Quando queremos mudar nossa vida fica muito mais fácil focar em instalar novos hábitos do que em eliminar os hábitos antigos. É mais

Saúde

Vamos falar de compulsão alimentar?

Você sabia que 25 a 30% da população mundial está acima do peso? A compulsão alimentar é considerada um distúrbio alimentar caracterizado pela ingestão exagerada de