Necessaire de viagem: dicas do que incluir para cuidados íntimos
Com a chegada do verão e período de férias, muitas pessoas estão planejando viagens para aproveitar com os familiares ou amigos. Mas montar a mala e necessaire de viagem pode ser uma tarefa difícil.
Enquanto algumas pessoas se preocupam com looks e acessórios, outras são mais precavidas e pensam no combo “higiene e beleza”, separando os itens que não podem faltar no dia a dia na rotina de cuidados com os cabelos, pele e unhas. No entanto, quando o assunto é a saúde íntima, sabe-se que nem todas as mulheres se atentam para montar a necessaire de viagem.
Principalmente para quem vai para a praia ou piscina, é fundamental estar atento aos cuidados íntimos. Afinal, as calcinhas e biquínis molhados ou úmidos podem ficar em contato com as partes íntimas por muito tempo. Não é à toa que o verão é a estação do ano em que mais aumenta a proliferação de bactérias nessa região.
Assim, o resultado disso é que os microorganismos passam a crescer em uma velocidade aumentada, causando corrimentos indesejados acompanhados de vermelhidão, coceira, ardência e mau cheiro na vulva e na vagina.
Leia também: Saúde íntima no verão: Cuidados que você tem que ter
Itens essenciais para necessaire de cuidados íntimos
A ginecologista, Dra. Viviane Monteiro separou algumas dicas de produtinhos indispensáveis na necessaire de viagem para cuidados íntimos. Portanto, confira o checklist e se prepare:
- Calcinhas 100% algodão;
- Calcinhas descartáveis para viagens mais longas;
- Lenço umedecido íntimo hipoalergênico versão pocket;
- Cone descartável para fazer xixi em pé;
- Sabonete/Espuma de limpeza íntima;
- Roupas de banho e íntimas absorventes, como biquínis e calcinhas para imprevistos;
- Leve 2 partes de baixo do biquíni para cada 1 de cima.
“É importante estar preparada para eventualidades durante as viagens, especialmente quando se fala de saúde íntima da mulher. Portanto, também vale evitar os absorventes e protetores diários, o uso de biquínis molhados e calças apertadas, além de fazer a higienização apenas da parte externa da vagina. Pequenos cuidados podem fazer toda a diferença”, recomenda Dra. Viviane.
Fonte: Dra. Viviane Monteiro, ginecologista.