Músicas de ninar: ritmo agitado é mais indicado para fazer o bebê dormir, aponta estudo

Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde
20 de Dezembro, 2022
Músicas de ninar: ritmo agitado é mais indicado para fazer o bebê dormir, aponta estudo

Esqueça o ambiente relaxante e calmo das músicas de ninar. Uma pesquisa inédita da Universidade de Dundee, na Escócia, aponta que os bebês recém-nascidos têm mais chances de começar a dormir rapidamente ao ouvirem músicas alegres e rápidas. Curioso, né? Geralmente, os pais costumam fazer uma verdadeira redoma para proteger o bebê dos barulhos e interferências externas na hora do sono. No entanto, a solução para fazer o pequeno cair no sono pode ser bem diferente. Confira a seguir.

Músicas de ninar

O sono do bebê é uma das grandes mudanças em que os pais precisam se adaptar na chegada de um filho. Tanto pais experientes, como de primeira viagem, podem sofrer até ter o sono do bebê totalmente ajustado. Assim, não é de hoje que os pais utilizam a música como uma técnica para ajudar a tranquilizar o pequeno na hora de dormir, especialmente os recém-nascidos.

Desta maneira, como o intuito é relaxar o pequeno, os pais geralmente utilizam ritmos calmos e lentos. No entanto, os pesquisadores da Universidade de Dundee descobriram que os bebês podem dormir com mais facilidade quando ouvem ritmos agitados. 

Leia também: Como organizar a rotina de sono do bebê: Dicas

Detalhes sobre o estudo

A pesquisa envolveu quase 100 bebês com menos de uma semana de idade. Na oportunidade, os pesquisadores avaliaram a reação das crianças em três situações: músicas de ninar agitadas e alegres, tristes e ambiente sem música. 

Portanto, ao final do estudo, os bebês demonstraram baixo nível de excitação e sono ao ouvirem música alegre, sendo que os batimentos cardíacos diminuíram e a sonolência prevaleceu. Já quando ouviram músicas tristes ou não ouviram música, os bebês não demonstraram a mesma propensão ao sono. Além disso, os pesquisadores apontaram que as crianças podem ter reação de sono à música triste apenas por ficarem mais dispersas. 

Por fim, os pesquisadores identificaram reações diferentes em ambientes com música e sem música, indicando que o ambiente com música tem mais chances de oferecer a sensação de relaxamento para o bebê iniciar o sono. 

“Essas descobertas sugerem que a emoção por trás de uma canção de ninar pode afetar o quão bem ela ajuda o bebê a dormir. Eles podem ter reações inatas à música, mesmo em uma idade tão jovem.”, afirmou o pesquisador Nagy.

Além disso, outra pesquisa da Universidade de Gênova, na Itália, mostrou que bebês prematuros sentem menos dor durante procedimentos médicos ao ouvirem a voz da mãe. Desta maneira, isso acontece porque, ao estarem próximos da figura materna, há um aumento dos níveis da ocitocina, o famoso “hormônio do amor”.

Saiba mais: Sono de bebês até três anos: afinal, quantas horas eles precisam dormir?

Fonte: Revista Psychological Studies.

 

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

Com o tempo seco, endocrinologista dá dicas para enfrentar os sinais de desidratação
Saúde

Tempo seco: o que fazer ao enfrentar sinais de desidratação?

Diante do clima seco, da baixa qualidade do ar – agravada pelas queimadas – e das altas temperaturas, os sinais de desidratação tendem a se manifestar

Confira as principais causas da paralisia do sono e como tratar o problema
Bem-estar Sono

8 causas de paralisia do sono e como tratar

Você já sentiu a sensação de ter algo o prendendo a ponto de não conseguir acordar ou se mexer?

Entenda porque dormir mal pode afetar a mente e diminuir sua produtividade
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Como dormir mal afeta a mente e reduz a produtividade

Descubra como a falta de sono impacta diretamente a saúde mental e reduz a produtividade, afetando funções como memória, concentração e tomada de decisões