Mosca na sopa: é seguro comer após o inseto pousar na comida?

Saúde
20 de Abril, 2023
Mosca na sopa: é seguro comer após o inseto pousar na comida?

Embora muitas pessoas torçam o nariz, é comum que insetos como a mosca pousem na comida, como naquela sopa deliciosa que você fez para o jantar, por exemplo. Mas o que fazer depois disso? Jogar a sopa fora ou apenas tirar o inseto e consumir o alimento normalmente?

Leia mais: Gwyneth Paltrow ensina receita de sopa de ossos. Vantagens

É seguro comer após a mosca pousar na sopa?

De acordo com cientistas, em geral, o risco para a saúde é relativamente baixo, mas há alguns fatores a serem considerados. Por exemplo, o tempo que a mosca permaneceu na sopa ou no alimento, bem como a quantidade de insetos.

Desse modo, caso a mosca permaneça na sopa durante horas e em grande quantidade, é melhor jogar a comida fora. Porém, caso isso ocorra durante poucos segundos, especialistas garantem que não há maiores riscos, apesar de ainda ser nojento. Isso porque esses bichos vomitam na comida quando pousam nela.

As moscas “vomitam” na comida?

Como as moscas não têm dentes e mandíbulas para mastigar a comida, elas cospem um pouco de saliva rica em enzimas para dissolver parcialmente a comida e sugá-la pela boca em forma de focinho. Além disso, eles passam a maior parte de suas curtas vidas se alimentando de material orgânico em decomposição, que inclui vegetação podre, carne crua e fezes.

Dessa forma, esses germes estão associados a intoxicação alimentar, vômito, náuseas, dor de estômago, diarreia e febre, por exemplo. Em partes do mundo onde as doenças tropicais são mais prolíficas, é bom observar que o nível de ameaça pode ser ainda maior. Isso porque as moscas domésticas podem abrigar patógenos de dejetos humanos e transmitir doenças mais mortais, como cólera e disenteria, por exemplo.

Leia mais: Salmonella: afinal, o que é, riscos para a saúde e como evitá-la

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

selfie do ex-jogador de vôlei, Tande
Saúde

Tande, do vôlei, sofre infarto e é internado em hospital

Tande, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, revelou ter tido 98% de entupimento em uma de suas veias e sofrido um infarto

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração