Mofo na toalha de banho faz mal para a saúde?

Bem-estar Casa Saúde
12 de Julho, 2022
Mofo na toalha de banho faz mal para a saúde?

Se preparou para tomar banho e quando pegou a toalha viu pontinhos pretos na peça? Pois é, muitos não sabem, mas o mofo na toalha de banho também acontecem. Mas, será que faz mal para a saúde? De acordo com a infectologista Flávia Cohen, sim, pode ser um perigo dentro de casa. 

“Pode causar, infecções na pele, uma variedade de doenças como as causadas por bactérias, e até problemas respiratórios, mesmo em quem não é alérgico”, explica a infectologista. 

As toalhas mofam por ficarem constantemente em locais úmidos. Portanto, se apresentou essas bactérias, é porque não foi seca devidamente. Por isso, é importante estender a toalha em um local bem ventilado logo após o banho. 

Leia também: Limpeza adequada é aliada no combate de diversas doenças

Dicas para evitar mofo na toalha de banho 

  • Lave as toalhas semanalmente e também não misture com outras peças; 
  • Não deixe a toalha pendurada perto do vaso sanitário; 
  • Não coloque a toalha no cesto de roupa se a mesma estiver molhada ou úmida. 

O que fazer quando a toalha está mofada?

Por mais que a medida mais rápida e eficaz pareça ser jogar a toalha fora, ela ainda pode ser salva. Flávia Cohen conta que não é, necessariamente, preciso descartar o item. O mofo ou bolor podem ser retirados! 

“Hoje em um mercado tão vasto, é possível achar produtos específicos para remoção de mofo, mas também existem as receitinhas caseiras, que são uma ótima opção para quem deseja economizar”, afirma. 

A infectologista indica alguns químicos eficientes para a remoção do mofo, sendo eles: 

  • Bicarbonato de sódio;
  • Água sanitária;
  • Vinagre.

“É recomendável usar uma água quente para fazer a remoção e não lavar junto com outras peças até retirar por completo o mofo”, completa Cohen. 

Para tirar o mofo com água sanitária, é preciso usar um recipiente e enchê-lo com água o suficiente para cobrir a toalha. Então, sempre com uma luva,  acrescente 200 ml de água sanitária para cada litro de água e deixe de molho por uma hora. Depois, enxágue a toalha e lave normalmente. Seque ao sol.

Se quer tirar o cheiro de mofo da toalha, o vinagre é o segredo. Então, lave a toalha com água quente e vinagre, também seguindo o guia de 200 ml de vinagre para cada litro de água. Deixe a toalha de molho por uma hora e depois lave normalmente. 

Por fim, o bicarbonato de sódio é uma ótima dica para tirar o mofo de toalhas brancas. Aqui, é indicado também usar a água e água sanitária, deixando de molho por 1 hora. Assim, basta enxaguar e lavar normalmente. Para melhorar o efeito da lavagem, adicione 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. 

Fonte: Flávia Cohen, infectologista (CRM: RJ: 52.75327-0).

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.

Leia também:

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina

Medir a pressão arterial
Saúde

Medir a pressão arterial: veja novas recomendações

Veja novas recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia